Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

NOTÍCIAS

Segunda etapa do Proinfo beneficia 120 professores

educacao_digital-21-03-2011EDUCAÇÃO DIGITAL – Uma aula inaugural realizada na noite do dia 03 de março, no plenário da Câmara Municipal, marcou o início da segunda etapa do Programa Nacional de Informática na Educação (Proinfo) em Capão Bonito.

Segundo informações da Secretaria Municipal de Educação, a nova etapa do Proinfo atenderá 120 professores.

O prefeito Julio Fernando, o secretário dr. José Dimas Cordeiro de Miranda e o vereador Abner Baptista da Silveira estiveram presentes na aula inaugural e destacaram os investimentos na capacitação dos professores do município, visando uma educação com cada vez mais qualidade.

Conforme o secretário dr. José Dimas Cordeiro de Miranda, o objetivo do curso é contribuir para a inclusão digital de profissionais da educação, buscando familiarizá-los, motivá-los e prepará-los para utilização significativa de recursos dos computadores e recursos da internet, refletindo sobre o impacto dessas tecnologias nos diversos aspectos da vida, da sociedade e de sua prática pedagógica.

“Sessenta professores terão o primeiro contato com o PROINFO e outros 60 darão continuidade no curso de aperfeiçoamento. O governo municipal está investindo na qualificação dos educadores e também na melhoria da infraestrutura, construindo mais cinco escolas/creches. Estamos investindo valores acima dos recomendados para que Capão Bonito avance neste setor que é vital. Estamos cumprindo todos os compromissos assumidos e fazendo uma administração voltada para atender quem mais precisa. A cada dia que passa, a informática vem adquirindo cada vez mais relevância na vida das pessoas. Sua utilização já é vista como instrumento de aprendizagem e sua ação no meio social vêm aumentando de forma rápida entre as pessoas. Cresce o número de famílias que possuem em suas residências um computador. Esta ferramenta está auxiliando pais e filhos mostrando-lhes um novo jeito de aprender e ver o mundo. Quando se aprende a lidar com o computador novos horizontes se abrem na vida do usuário”,destacou o prefeito.

O prof. Edson Panis Kaseker, da Diretoria de Ensino de Itapeva, esteve ministrando palestra na aula inaugural.

Kaseker esteve abordando o tema “A importância da informática na Educação” e falou sobre o conceito de escola sem paredes e formação continuada

“Hoje é possível encontrar um computador nos mais variados contextos: empresarial, acadêmico, domiciliar o computador veio para inovar e facilitar a vida das pessoas. Não se pode mais fugir dessa realidade tecnológica. E a educação não pode ficar para trás, vislumbrando aprendizagem significativa por meio de tecnologias. As escolas precisam sofrer transformações frente a essa “nova tecnologia” e assim construir uma aprendizagem inovadora que leva o individuo a se sentir como um ser globalizado capaz de interagir e competir com igualdade na busca de seu sonho profissional.  O ensino por meio da tecnologia ainda é bastante questionado. Muitas escolas no passado introduziram em seu currículo o ensino da informática com o pretexto da modernidade. As duvidas eram grandes em relação a professores e alunos. Que professores poderiam dar essas aulas? Em principio contrataram técnicos que tinham como missão ensinar Informática. Uma outra dúvida pairava entre os educadores: O que ensinar nas aulas de informática?   Com o passar do tempo, algumas escolas, percebendo o potencial dessa ferramenta, introduziram a Informática educativa em seus currículos, que, além de promover o contato com o computador tinha como objetivo a utilização dessa ferramenta como instrumento de apoio às matérias e aos conteúdos lecionados.   Vivemos em mundo tecnológico, onde a Informática não pode ser vista como meramente ‘mais uma tecnologia’. É uma ‘nova tecnologia’ que oferece transformação pessoal, além de favorecer a formação tecnológica necessária para o futuro profissional na sociedade. Dessa forma devemos entender a Informática não como uma ferramenta neutra que usamos simplesmente para apresentar um conteúdo.

A Secretaria Municipal de Educação de Capão Bonito inseriu a cidade no Programa Nacional de Informática na Educação – ProInfo em 2010.

O Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo) foi criado pela Portaria nº 522, de 9 de abril de 1997, pelo Ministério da Educação, para promover o uso pedagógico da informática na rede pública de ensino fundamental e médio.

O ProInfo é desenvolvido pela Secretaria de Educação a Distância (SEED), por meio do Departamento de Infraestrutura Tecnológica (DITEC), em parceria com as secretarias de Educação estaduais e municipais.

O programa funciona de forma descentralizada, sendo que em cada Unidade da Federação existe uma Coordenação Estadual do ProInfo, cuja atribuição principal é a de introduzir o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas da rede pública, além de articular as atividades desenvolvidas sob sua jurisdição, em especial as ações dos Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs).

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp