EDUCAÇÃO DIGITAL – Uma aula inaugural realizada na noite do dia 03 de março, no plenário da Câmara Municipal, marcou o início da segunda etapa do Programa Nacional de Informática na Educação (Proinfo) em Capão Bonito.
Segundo informações da Secretaria Municipal de Educação, a nova etapa do Proinfo atenderá 120 professores.
O prefeito Julio Fernando, o secretário dr. José Dimas Cordeiro de Miranda e o vereador Abner Baptista da Silveira estiveram presentes na aula inaugural e destacaram os investimentos na capacitação dos professores do município, visando uma educação com cada vez mais qualidade.
Conforme o secretário dr. José Dimas Cordeiro de Miranda, o objetivo do curso é contribuir para a inclusão digital de profissionais da educação, buscando familiarizá-los, motivá-los e prepará-los para utilização significativa de recursos dos computadores e recursos da internet, refletindo sobre o impacto dessas tecnologias nos diversos aspectos da vida, da sociedade e de sua prática pedagógica.
“Sessenta professores terão o primeiro contato com o PROINFO e outros 60 darão continuidade no curso de aperfeiçoamento. O governo municipal está investindo na qualificação dos educadores e também na melhoria da infraestrutura, construindo mais cinco escolas/creches. Estamos investindo valores acima dos recomendados para que Capão Bonito avance neste setor que é vital. Estamos cumprindo todos os compromissos assumidos e fazendo uma administração voltada para atender quem mais precisa. A cada dia que passa, a informática vem adquirindo cada vez mais relevância na vida das pessoas. Sua utilização já é vista como instrumento de aprendizagem e sua ação no meio social vêm aumentando de forma rápida entre as pessoas. Cresce o número de famílias que possuem em suas residências um computador. Esta ferramenta está auxiliando pais e filhos mostrando-lhes um novo jeito de aprender e ver o mundo. Quando se aprende a lidar com o computador novos horizontes se abrem na vida do usuário”,destacou o prefeito.
O prof. Edson Panis Kaseker, da Diretoria de Ensino de Itapeva, esteve ministrando palestra na aula inaugural.
Kaseker esteve abordando o tema “A importância da informática na Educação” e falou sobre o conceito de escola sem paredes e formação continuada
“Hoje é possível encontrar um computador nos mais variados contextos: empresarial, acadêmico, domiciliar o computador veio para inovar e facilitar a vida das pessoas. Não se pode mais fugir dessa realidade tecnológica. E a educação não pode ficar para trás, vislumbrando aprendizagem significativa por meio de tecnologias. As escolas precisam sofrer transformações frente a essa “nova tecnologia” e assim construir uma aprendizagem inovadora que leva o individuo a se sentir como um ser globalizado capaz de interagir e competir com igualdade na busca de seu sonho profissional. O ensino por meio da tecnologia ainda é bastante questionado. Muitas escolas no passado introduziram em seu currículo o ensino da informática com o pretexto da modernidade. As duvidas eram grandes em relação a professores e alunos. Que professores poderiam dar essas aulas? Em principio contrataram técnicos que tinham como missão ensinar Informática. Uma outra dúvida pairava entre os educadores: O que ensinar nas aulas de informática? Com o passar do tempo, algumas escolas, percebendo o potencial dessa ferramenta, introduziram a Informática educativa em seus currículos, que, além de promover o contato com o computador tinha como objetivo a utilização dessa ferramenta como instrumento de apoio às matérias e aos conteúdos lecionados. Vivemos em mundo tecnológico, onde a Informática não pode ser vista como meramente ‘mais uma tecnologia’. É uma ‘nova tecnologia’ que oferece transformação pessoal, além de favorecer a formação tecnológica necessária para o futuro profissional na sociedade. Dessa forma devemos entender a Informática não como uma ferramenta neutra que usamos simplesmente para apresentar um conteúdo.
A Secretaria Municipal de Educação de Capão Bonito inseriu a cidade no Programa Nacional de Informática na Educação – ProInfo em 2010.
O Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo) foi criado pela Portaria nº 522, de 9 de abril de 1997, pelo Ministério da Educação, para promover o uso pedagógico da informática na rede pública de ensino fundamental e médio.
O ProInfo é desenvolvido pela Secretaria de Educação a Distância (SEED), por meio do Departamento de Infraestrutura Tecnológica (DITEC), em parceria com as secretarias de Educação estaduais e municipais.
O programa funciona de forma descentralizada, sendo que em cada Unidade da Federação existe uma Coordenação Estadual do ProInfo, cuja atribuição principal é a de introduzir o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas da rede pública, além de articular as atividades desenvolvidas sob sua jurisdição, em especial as ações dos Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs).