Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

NOTÍCIAS

Secretários discutem elaboração de currículo único para educação na região sudoeste

CURRÍCULO ÚNICO – Através do Condersul (Consórcio de Desenvolvimento da Região Sudoeste), secretários municipais de Educação começaram a discutir na última sexta-feira, 08/02, a elaboração de um currículo único para a educação básica.

O documento será debatido em vários encontros e deve respeitar os parâmetros da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que tem como objetivo tornar igualitária a educação básica brasileira.

Com isso, segundo o secretário de Educação de Itapeva, prof. Andrei Muzel, crianças de todas as escolas terão o direito de aprender os mesmos conteúdos e desenvolver habilidades, não importa se a escola é pública ou privada.

Para debater o assunto, foi feito debate democrático expondo experiências em paralelo a reunião do Condersul.

De acordo ainda com o secretário de Educação de Capão Bonito – Wagner Santos, o objetivo da base é reduzir disparidades encontradas entre os currículos dos estados e das regiões do País.

Atualmente, os currículos e os projetos pedagógicos das escolas da região seguem os parâmetros curriculares nacionais.

A BNCC será o guia para o que acontece nas salas de aula de Norte a Sul do Brasil. Um total de 60% do conteúdo deverá se basear na BNCC. O restante será definido pelas redes e escolas.

“Cada município deve ter seu currículo com a proposta da base nacional curricular e cada município terá que rever essa base. Na região, o objetivo é fazer um currículo único. O presidente do Consórcio – prefeito Marco Citadini, já vem conversando com os demais prefeitos sobre o currículo único e cada município poderá debater suas especificidades”, salientou o secretário Wagner Santos, que nos próximos dias deve viajar a cidade de Assis (SP) para vivenciar experiências bem sucedidas de ações no Setor Educacional feitas através de consórcio entre cidades.

A reunião contou com representantes das Secretarias de Educação das cidades de Capão Bonito, Itapeva, Guapiara, Apiaí, Bom Sucesso do Itararé, Nova Campina, Itaóca, Ribeirão Grande, Ribeirão Branco e Taquarivaí.

BNCC – A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.

Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), a Base deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil.

A Base estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica. Orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a Base soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp