MOBILIZAÇÕES DE CONSCIENTIZACÃO – As Secretarias de Desenvolvimento Social e Saúde de Capão Bonito terão uma programação especial para marcar o Setembro Amarelo e Verde no município.
No próximo dia 22 setembro, haverá mobilização do Parque Recanto das Águas para conscientizar sobre o mês da inclusão.
Já no dia 30 de setembro, acontecerá um evento especial no salão da entidade Legionários na Defesa do Menor (Casa do Menor) a partir das 19 horas, com palestra com o psicólogo Marcelo Arruda e a deputada Patrícia Bezerra.
A campanha Setembro Amarelo é organizada nacionalmente, desde 2014, pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), e tem o objetivo de sensibilizar e informar os diferentes públicos sobre a temática do suicídio, formas de acolhimento, abordagem dos pacientes e a prevenção com o apoio de familiares, amigos e profissionais de saúde.
A Secretaria de Desenvolvimento Social de Capão Bonito acredita que a campanha de prevenção ao suicídio é importante por promover espaços de fala aberta sobre o tema, já que apenas por meio do conhecimento é possível ofertar ajuda e prevenir que esse ato ocorra.
Dados – De acordo com dados da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS), cerca de 800 mil pessoas morrem, por ano, em todo o mundo por causa do suicídio. Ele também é a segunda principal causa de morte entre jovens com idades entre 15 e 29 anos. Dados da ABP indicam que são registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil, com casos cada vez mais frequentes entre os jovens.
Cerca de 96,8% dos suicídios estão relacionados a transtornos mentais.
Em caso de necessidade, o indivíduo pode buscar ajuda e todo apoio necessário no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de Capão Bonito.
Setembro Verde reforça a importância da
acessibilidade e da inclusão da pessoa com deficiência
Já o “Setembro Verde” chama a atenção da população sobre a importância da inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.
A campanha tem como objetivo central tornar o mês de setembro referência na luta pelos direitos da pessoa com deficiência.
O mês foi escolhido por ser comemorado, no dia 21 de setembro, o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.
“Conscientizar a população sobre a importância da inclusão social da pessoa com deficiência é o primeiro passo para construirmos uma sociedade, de fato, mais inclusiva e justa”, pontuou o secretário de Desenvolvimento Social – Jaderson Braga.
O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi instituído por movimentos sociais, em 1982, com o objetivo de promover e debater a inclusão social, porém, a data só foi oficializada no Brasil pela Lei nº 11.133 em 14 de Julho de 2005.
Com base nos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), no Brasil são mais de 45 milhões de pessoas que possuem algum tipo de deficiência, ou seja, se o Brasil tivesse 100 pessoas, aproximadamente 7 delas teriam deficiência motora, 5 teriam deficiência auditiva e 19 teriam deficiência visual.
A Lei Brasileira de Inclusão (LBI), considera Pessoa com deficiência aquelas que tem alguma restrição de longo prazo, seja de natureza física, intelectual, mental ou sensorial, assim enfrentando algumas barreiras na participação em sociedade.
O Estado tem o dever de promover ações que realmente tenha eficácia no bem-estar social da pessoa com deficiência, que busquem valorizar a pessoa como cidadã, respeitando suas características e particularidades.