Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
logo-1.svg

Secretaria discute Plano de Trabalho da Vigilância Socioassistencial

DESENVOLVIMENTO SOCIAL | Na tarde de quinta-feira (14/09), na sala de reuniões da SMDS reuniram-se a equipe gestora e coordenadores dos equipamentos CRAS, CREAS, CADASTRO ÚNICO, QUERO VIDA/CENTRO-DIA,  VIVA LEITE e SCFV – CASA DO ADOLESCENTE para discutir ações e elaborar o plano de trabalho da Vigilância Socioassistencial.

A reunião foi presidida pelo secretário Romano José de Oliveira e apresentada pela assistente social do órgão gestor Andréia Cristina de Oliveira.

Foram realizadas análises de atendimentos das famílias em situação de vulnerabilidade utilizando diagnóstico realizado pela Empresa Ábaco e através desses dados, objetiva-se planejar ações de forma articulada, participativa e intersetorial para resultados efetivos no município.

A Vigilância Socioassistencial tem como objetivo a produção, sistematização, análise e disseminação de informações territorializadas:

I – das situações de vulnerabilidade e risco que incidem sobre famílias e indivíduos e dos eventos de violação de direitos em determinados territórios;

II – do tipo, volume e padrões de qualidade dos serviços ofertados pela rede Socioassistencial.

A adequação entre as necessidades da população e a oferta dos serviços, vistos na perspectiva do território, deve ser um tema sob permanente análise da área de Vigilância. Essa visão de totalidade é fundamental para a definição de responsabilidade e para o planejamento das ações, integrando necessidades e ofertas.

A Vigilância Socioassistencial constitui-se também como uma área de gestão da informação, dedicada a apoiar as atividades de planejamento, de supervisão e de execução dos serviços socioassistenciais por meio do provimento de dados, indicadores e análises, e deve estar estruturada e ativa em nível municipal, estadual e federal.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp