EXAME MÉDICO | Na última sexta-feira, 07/07, no Ambulatório de Especialidades da Vila Santa Rosa, foram retomados os agendamentos dos exames de eletrocardiogramas com a contratação de uma nova profissional.
“Estamos priorizando pacientes idosos e pessoas que se preparam para cirurgias e nos próximos dias realizaremos um grande mutirão para zerar a fila”, informou a Secretaria Municipal de Saúde.
Entre os pacientes atendidos estiveram moradores como o sr. Alexandre que se prepara para uma cirurgia.
“É muito importante aferir o batimento cardíaco antes do procedimento”, destacou a filha do paciente Silvia, que esteve acompanhando o exame que durou poucos minutos.
A importância do exame – O eletrocardiograma, ou ECG, é um dos exames realizados para a avaliação da saúde cardiovascular.
Com ele, é possível identificar anormalidades do ritmo cardíaco, presença de arritmias, hipertrofias e até o infarto do miocárdio.
Pode ser utilizado também para avaliar a melhora ou piora de doenças e a eficácia de medicamentos para arritmia ou marca-passos.
É um exame solicitado para avaliar a atividade elétrica do coração através de eletrodos fixados na pele.
Seu objetivo é detectar o ritmo do coração e o número de batimentos por minuto (bpm), consequentemente é possível diagnosticar diversas complicações, como: doenças genéticas, infarto do miocárdio, aumento de cavidades cardíacas, hipertrofia das câmaras cardíacas, distúrbios na condução elétrica do órgão e doenças coronarianas.
Além disso, o exame também faz parte do check-up de saúde do coração no caso de outras condições presentes, tais como hipertensão, colesterol alto, diabetes e histórico familiar de doença cardíaca, além de ser muito importante para pessoas que iniciarão a prática de atividade física.
COMO O EXAME É FEITO?
Para realizá-lo, o paciente é orientado a se deitar por 5 minutos antes do início do procedimento.
Após o tempo de repouso, o profissional responsável coloca os eletrodos na região frontal do peito, nos punhos e nos tornozelos.
A fim de auxiliar na melhor captação da medida, utiliza-se um gel sob os dispositivos.
PERIODICIDADE
Recomenda-se que mulheres a partir dos 50 anos e homens a partir dos 40 anos façam o ECG todos os anos. Para pessoas com fatores de risco como obesidade, hipertensão, diabetes e dislipidemia, esse início deve ser mais precoce
A partir deste exame, pode ser solicitado teste de esforço para avaliar a aptidão do paciente em realizar determinadas atividades, como começar a academia.