Secretaria de Saúde recebe doação de 300 testes rápidos para Covid-19

TESTAGEM – A ampliação da testagem para Covid-19 continua sendo uma das ações estratégicas para combater a pandemia e graças a uma parceria com a Universidade UniFSP, a Prefeitura de Capão Bonito, através da Secretaria Municipal de Saúde, recebeu na última quinta-feira, 29/04, 300 testes rápidos de identificação do vírus Sars-CoV-2(Covid-19).

Segundo o secretário Roberto Tamura, os testes serão utilizados pelos profissionais da Saúde nas Unidades Básicas de Saúde e Unidades Sentinelas do município, em pacientes que apresentem sintomas a mais de 8 dias.

A importância dos testes – De acordo com a Secretaria de Saúde de Capão Bonito, o controle da transmissão do coronavírus tem relação direta com o aumento do número de testes.

“Ou seja, quanto maior for o número de testes, maior é a chance de garantir a segurança da população. Assim sendo, destacamos a importância destes testes no controle da pandemia”, frisou o secretário Roberto Tamura.

Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), 80 % dos pacientes com COVID-19 podem ser assintomáticos.

Por isso, o teste rápido não só oferece a vantagem do resultado ágil, como também é uma estratégia importante no controle da pandemia. À medida que se conhece a condição de contágio da população, é possível tomar medidas mais assertivas no controle da transmissão do vírus.

Assim sendo, identificar quem já teve contato com o vírus, sem exigência de estrutura laboratorial complexa e com procedimento executado facilmente por profissionais de saúde, acelera o enfrentamento à doença.

Sobre a UniFSP – O Centro Universitário Sudoeste Paulista vem se destacando pela qualidade de ensino, amplo parque de computadores à disposição dos alunos e o acesso à Internet banda larga, além de possuir uma das mais modernas bibliotecas do Sudoeste Paulista.

Por intermédio de Programas e Projetos sociais e de extensão, a UniFSP procura oferecer à sociedade serviços e atividades visando a elevação do nível de vida e minoração de alguns problemas sociais, incluindo a ação dos cursos de Odontologia, Nutrição e Serviço Social, em um aldeamento indígena próximo a Avaré.

Hoje, o Centro Universitário Sudoeste Paulista é responsável por pesquisas para a prevenção e melhoria da qualidade de vida dos moradores de Avaré e região e pelo atendimento anual de milhares de pessoas que passam pelas dependências das clínicas universitárias.

Em seu percurso histórico como Instituição de Ensino Superior, a UniFSP apresenta um contínuo processo de evolução, por meio da crescente inserção de cursos, programas e serviços a que tem se dedicado e causado importantes reflexos na comunidade acadêmica e na sociedade como um todo.

Os cursos do Centro Universitário Sudoeste Paulista estão relacionados com a vocação e missão da Instituição, atendendo as demandas e as necessidades do contexto regional onde está inserido, cumprindo, então, o seu papel, na busca pelo desenvolvimento sustentável e pela contínua preservação da qualidade de ensino.