Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

NOTÍCIAS

Secretaria de Obras e Demutran chamam a atenção para o Maio Amarelo

SEGURANÇA NO TRÂNSITO – Você já parou para pensar do que é feito o trânsito?

Mais do que veículos, barulho e congestionamentos, o trânsito é feito de pessoas. E as pessoas merecem respeito.

São as pessoas que se ferem e muitas vezes, num ato impensado, matam no trânsito. Por isso, o alerta proposto pelo tema deste ano do Movimento Maio Amarelo: “Atenção pela Vida, Envolva-se!”.

As mortes por acidente de trânsito representam a nona maior causa em todo o mundo? São mais de três mil vidas perdidas por dia.

O assunto é tão sério que a Assembleia Geral das Nações Unidas instituiu o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. Essa resolução foi tomada em maio de 2011, por isso o mês de maio costuma centralizar as ações de conscientização pela segurança no trânsito.

A cor amarela do Maio Amarelo foi escolhida por conta de simbolizar atenção, nas cores representadas no semáforo (vermelho: pare; amarelo: atenção; verde: siga).

O movimento Maio Amarelo é internacional e mobiliza bilhões de pessoas em todo o mundo, incluindo sociedade civil e Poder Público.

A intenção é colocar em pauta a segurança viária e mobilizar toda a sociedade para discutir o tema, estimulando o cidadão a promover atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e à avaliação de riscos sobre o comportamento de cada um, dentro de seus deslocamentos diários no trânsito.

Ações do Maio Amarelo são desenvolvidas em todos os estados brasileiros e em outros 26 países nos cinco continentes.

Conscientização em Capão Bonito – Em Capão Bonito, a Secretaria Municipal de Obras, Agricultura e Meio Ambiente em parceria com o Demutran (Departamento Municipal de Trânsito) vem conscientizando a população sobre os perigos no trânsito.

Há várias ações em andamento voltadas a melhorias da sinalização de solo, redutores de velocidade, recuperação de trechos danificados de ruas e também faixas que estimulam a conscientização no trânsito.

“Talvez possamos evitar que aquele erro não nos roube os sonhos que ainda não conquistamos. É preciso ser consciente para evitar acidentes. No Maio Amarelo o trânsito é nossa responsabilidade!”, destacou o secretário de Obras – Gilberto Tobias.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp