CAPACITAÇÃO EDUCACIONAL – A Secretaria Municipal de Educação de Capão Bonito entregou na semana passada os certificados do Curso Formação pela Escola, viabilizado pelo Programa Nacional de Formação Continuada a Distância.
A solenidade de certificação foi realizada no auditório da Secretaria de Educação e contou com a presença do prefeito Julio Fernando, do secretário José Dimas Cordeiro de Miranda e do tutor regional do curso prof. Eduardo Santos França e da equipe da secretaria.
Segundo o secretário José Dimas Cordeiro de Mirada, o curso visa fortalecer a atuação dos agentes e parceiros envolvidos na execução, no monitoramento, na avaliação, na prestação de contas e no controle social dos programas e ações educacionais financiados pelo FNDE.
“O programa é voltado, portanto para capacitação de profissionais de ensino, técnicos e gestores públicos municipais e estaduais, representantes da comunidade escolar e da sociedade organizada. O programa tem como propósito contribuir para a melhoria da qualidade de gestão e fortalecimento do controle social dos recursos públicos destinados à educação. O programa consiste na oferta de cursos de capacitação, em que os participantes conhecem os detalhes da execução das ações e programas de autarquia, como concepção, as diretrizes, os principais objetivos, os agentes envolvidos, a operacionalização, a prestação de contas e os mecanismos de controle social. Com isso, busca-se estimular a participação da sociedade nessas ações.
Em virtude da abrangência territorial do país e do grande número de pessoas envolvidas nessas ações, os cursos são oferecidos na modalidade a distância, como forma de potencializar os esforços de formação continuada dos diversos atores envolvidos na educação de programa do FNDE”, explicou o secretário.
Conforme ainda o tutor prof. Eduardo França, até 2005, as capacitações eram feitas exclusivamente de maneira presencial, o que representava ao te4ndimento de um público menor e maiores gastos com a mobilização e transporte dos cursistas e de técnicos do FNDE até as cidades polo.
A definição do tutor – Para que estados e municípios tivessem acessos aos cursos do Formação pela Escola, os gestores de cada município fizeram o pedido nos Planos de Ações Articuladas (PAR).
A Secretaria Municipal de Educação em parceira com o FDNE e Secretaria de Estado da Educação encaminhou no mês de maio o servidor público municipal e secretário de escola prof. Eduardo Santos de França para o Curso de Tutores “Formação pela Escola” na Escola de Formação de Aperfeiçoamento de Professores “Paulo Renato Costa de Souza”, em São Paulo, onde ficou em capacitação no período de 28 a 31 de maio.
Neste período as despesas do servidor foram custeadas pelo FNDE, ficando a cargo do município somente o deslocamento de idade e volta, por conta da parceira.
“O servidor em momento algum preciso afastar-se de suas funções e nem foi necessário operar os cofres público, uma vez que a bolsa auxílio é custeada pelo FDNE”, afirmou o secretário José Dimas Cordeiro de Miranda.
O município também teve que disponibilizar o Núcleo de Informática no CAMP para o acesso aos computadores pelos cursistas inscritos, uma vez que o curso é online e presencial com o tutor local.
O curso foi dividido em 7 módulos:
v Competências Básicas – CB – 40 Horas
v Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE – 40 horas
v Programas de Transporte Escolar – PTE/PNATE – 40 horas
v Programas do Livro – PLI/PNLD – 40 horas
v Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE – 40 horas
v Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB – 40 horas.
v Controle Social – 40 horas.
No total, o curso terá 280 horas. Em Capão Bonito, o curso do 1º módulo e da primeira turma iniciou no dia 14 de setembro e encerrou-se no dia 28 de outubro, sendo 4 encontros presenciais totalizando 8 horas presenciais e 32 hora à distância.
O curso foi monitorado pelo tutor prof. Eduardo França e pela supervisora multiplicadora profª. Melissa Resende Batistela em São Paulo.
A primeira turma formada no 1º módulo foi composta pelos conselheiros representantes do CAE, CACS/FUNDEB, do CME, sendo estes três conselhos pertencentes a Capão Bonito e pelos servidores da educação – secretários de escola, escriturários, oficiais administrativos, diretores de escolas, técnicos da SME, supervisores de ensino e diretores de Divisão da SME.
Todos os servidores do Setor da Educação podem participar do curso. Os certificados são disponibilizados pelo FNDE, tão logo se forme no módulo, sendo que estes certificados com assinatura digital do presidente da FNDE.