Secretaria de Educação ‘alivia’ orçamento de famílias com distribuição de kits escolares

MATERIAL ESCOLAR GARANTIDO | A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte de Capão Bonito deu início ao ano letivo de 2024 com uma ação exemplar, distribuindo 4.000 kits de materiais escolares para os alunos da Rede Municipal, abrangendo do Ensino Fundamental I ao II.

Além disso, investiu em materiais coletivos para a Educação Infantil, promovendo uma experiência educacional mais inclusiva e igualitária.

A iniciativa, liderada pela secretária de Educação – professora Ana Luiza, tem como objetivo não apenas garantir a melhor experiência educacional para todos os alunos, mas também aliviar o orçamento de famílias carentes, proporcionando os recursos básicos necessários para o aprendizado.

“O ano começa com várias contas para o cidadão. Esta iniciativa visa garantir que cada aluno da nossa rede tenha todo o material básico em sala de aula”, ressaltou a secretária.

A ação da Secretaria Municipal ocorre em um contexto desafiador.

Em 2024, os preços dos itens da lista escolar apresentam um aumento médio de 8,5% em relação ao ano anterior.

A economista e professora da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), Nadja Heiderich, aponta que este aumento é resultado de diversos fatores, incluindo a inflação, aumento dos custos de produção e a valorização do dólar.

A inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), acumulou um aumento de 4,68% nos 12 meses até novembro de 2023. Os custos de produção de artigos escolares também tiveram um aumento significativo, atingindo 7,5% em 2023, conforme relata a Associação Brasileira de Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares e de Escritório (Abfiae). A elevação dos preços das matérias-primas, como papel e tinta, e a valorização do dólar contribuíram para esse cenário desafiador.

Itens como cadernos, lápis de cor e borrachas foram os mais afetados, apresentando aumentos de 15%, 12% e 10%, respectivamente. Diante desse contexto, a ação da Secretaria Municipal de Capão Bonito se destaca como um alívio financeiro para as famílias, reforçando o compromisso com a educação inclusiva e de qualidade, mesmo em períodos desafiadores.