Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

NOTÍCIAS

Secretaria de Desenvolvimento Social tem reforço em seu RH

REFORÇO NA EQUIPE | A SMDS, além do edital de concurso chamando pessoal técnico para assumir em diversas frentes, também trouxe a colaboradora Magali Balduíno

para coordenar o CadÚnico.

Magali é funcionária de carreira, acadêmica em Serviço Social e agora, atuará com a técnica Assistente Social – Eliana Oliveira, responsável pelo Programa Bolsa Família.

Cadastro Único – O programa é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica dessa população. Nele são registradas informações como: características da residência, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, entre outras.

Como fazer o Cadastro Único?

Tanto o cadastro quanto a atualização poderão ser feitos no CRAS do município residente. É necessário levar documentos como: RG, Carteira de trabalho, comprovante de residência.

A SMDS, também promove visitas domiciliares para realizar o cadastro único, é necessário ter um responsável ou alguém com idade igual ou superior a 16 anos, portando os seus documentos de identificação para que o questionário seja respondido e o cadastro realizado.

É muito importante manter o cadastro único atualizado, pois os benefícios são variáveis e os valores recebidos também. No momento em que houver mudança de casa, trabalho, inclusão de membro da família ou exclusão, o responsável pela família deverá procurar o CRAS e atualizar essas informações.

Programas sociais que utilizam o Cadastro Único:

* Programa Bolsa Família

* Programa Minha Casa, Minha Vida

* Bolsa Verde – Programa de Apoio à Conservação Ambiental

* Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI

* Fomento – Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais

* Carteira do Idoso;

* Aposentadoria para pessoa de baixa renda;

* Programa Brasil Carinhoso;

* Programa de Cisternas;

* Telefone Popular;

* Carta Social;

* Pro Jovem Adolescente;

* Tarifa Social de Energia Elétrica;

* Passe Livre para pessoas com deficiência;

* Isenção de Taxas em Concursos Públicos;

* ID Jovem.

Alguns programas sociais exigem cadastro e atualização prévia do CadÚnico. Ou seja, não adianta realizar o cadastro único e em seguida solicitar a inclusão no benefício.

A SMDS segue com cronograma de ações para implementação dos programas sociais no município.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp