MAIS CURSOS | No último dia 10/07, a SMDS promoveu reunião com equipe técnica, coordenação e parceiros para viabilizar a segunda etapa do Prospera Família/2023 em Capão Bonito.
Estiveram presentes o secretário da pasta do Social – Romano Oliveira, a coordenadora do CRAS – Regina Costa, o diretor da Etec – Professor Alyson Pinheiro, e os professores dos cursos.
Novos cursos são destaque na segunda etapa do Prospera:
🍞Curso de salgadeira e panificação – Célia Fadino;
🛏️Curso de camareira – Adriana Proença;
🧓Curso de cuidador de idoso – José Ribeiro Rocha (Zezinho);
🍩 Curso de confeitaria – Maria Aparecida Ferreira ;
🍴 Curso de culinária básica – Geisy Rodrigues dos Santos;
🍲 Curso de auxiliar de cozinha –
Tainara dos Santos Cruz;
🪡 Curso Corte e Costura – Nair da Silva Meira.
A entrega das apostilas de capacitação para o trabalho, com disponibilização de cursos práticos para o desenvolvimento de habilidades profissionais, será feita pelas tutoras Vanessa Leite Lopes, Daniele Cristina Brito (ambas Assistentes Sociais) e Ariadne Maria Heleno Pereira (Psicóloga), que acompanham continuamente o desenvolvimento das capacitações.
O Programa tem como público-alvo, famílias monoparentais, com crianças de 0 a 6 anos, e que estejam em situação de vulnerabilidade, que possuem renda familiar de até R$ 210,00 por pessoa, devidamente cadastradas no CadÚnico.
O Programa possui duração de 12 meses e oferece tutoria para construção de projeto de vida, oportunidade de capacitação profissional e transferência de renda.
“Após os 12 meses do programa, acontecerá a formatura para os atendidos que também receberão mais um aporte do Governo do Estado, como incentivo a investir na área em que foram capacitados, colocando o aprendizado em prática”, explicou Regina.
“Um dos objetivos do Prospera é promover capacitações que garantam noção de empreendedorismo e educação financeira para que os participantes sejam estimulados a abrirem seus próprios negócios”, destaca Romano.
O prefeito Júlio Fernando tem acompanhado o andamento do programa na cidade e parabeniza os beneficiários por buscarem meios para obter qualificação profissional. “O Programa visa a profissionalização, trazendo oportunidade de negócios e renda para as famílias”, avaliou o Prefeito, que destacou a importância dos parceiros para a efetividade do Prospera, “As parcerias com o Centro Paula Souza, que faz a logística do Programa, com demais parceiros de fomento como, a Casa do Empreendedor, Fundo Social, SEBRAE, Hotel Aquarius, Casa Padre Henrique e CREAS, permite a execução do Programa ainda mais eficiente ao unir diferentes competências e especialidades”, completou.
A SMDS segue com cronograma de fomento dos Programas sociais de capacitação e de geração de renda.