Secretaria de Desenvolvimento Social amplia diálogos

PROGRAMA CRIANÇA FELIZ 2023 |A Secretaria de Desenvolvimento Social promoveu um café da manhã no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para um diálogo com integrantes do Comitê Gestor Municipal do PCF.

“O comitê tem o objetivo de fortalecer as ações planejadas nos territórios, visando o atendimento integral e integrado às famílias acompanhadas pelo Programa Criança Feliz”, explicou Romano Oliveira Secretário da pasta.

A assistente social Priscila Morais Mello que integra a equipe técnica de gestão, lembrou que o Programa Criança Feliz é uma ação do Governo Federal com a finalidade de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida.

“O Programa se desenvolve por meio de visitas domiciliares que buscam envolver ações intersetoriais com as políticas de Assistência Social, Educação, Saúde, Cultura e Direitos Humanos”, completou.

“Os visitadores fazem o acompanhamento das famílias participantes do PCF fornecendo orientações sobre os cuidados com a primeira infância e até mesmo sobre os cuidados perinatais e na preparação para o nascimento do novo membro da família”, explicou o Psicólogo Júnior Meira – coordenador do programa, função que tem o objetivo de aprimorar as ações de articulação nos territórios e apoiar as equipes de Supervisores e Visitadores.

“Segundo o Manual do PCF, o objetivo central do Programa é estimular o desenvolvimento integral infantil e fortalecer os vínculos familiares e comunitários, através da família, o que auxilia no desenvolvimento humano nos primeiros anos de vida”, disse Regina Costa coordenadora do CRAS.

Na oportunidade, a equipe de gestão e do Comitê, traçaram novas metas e fizeram apontamentos.

Para cada nível do PCF foram estipuladas reuniões específicas e frequentes, para monitorar e alinhar a atuação à estratégia e ao orçamento disponível.