Oportunidade é para que empreendedores (MEI, ME e EPP) participem e desenvolvam ideias para estruturar melhor os seus negócios
EMPREENDEDORISMO | O Empretec, curso de formação empreendedora do Sebrae-SP, será realizado em Capão Bonito entre os dias 23 e 28 de junho.
O Sebrae-SP, juntamente com a Prefeitura Municipal, oferece uma oportunidade exclusiva para os empreendedores da cidade: uma turma gratuita da capacitação. A ação, que faz parte do contrato renovado entre ambas as instituições e conta com o apoio da Associação Comercial e Casa do Empreendedor, tem como objetivo promover o desenvolvimento de pequenos negócios e incentivar o fortalecimento do empreendedorismo local.
Os interessados podem fazer a sua pré-inscrição por meio do link https://forms.office.com/r/a4R1eeW71m. Serão seis dias de imersão em aprendizado e conhecimento durante 60 horas em que o participante será desafiado em atividades práticas cientificamente fundamentadas, através de jogos, exercícios e debates.
Este ano, já houve Empretec em Itapeva e além de Capão Bonito, também acontecerá em Riversul e Itararé. A metodologia do Empretec foi desenvolvida pela ONU e aplicada em 40 países como uma experiência desafiadora exclusivamente realizada pelo Sebrae no Brasil.
O analista de negócios do Sebrae-SP, Fernando Morais, explicou que o seminário tem como objetivo trabalhar comportamentos típicos de empreendedores de sucesso. “Esses comportamentos são fundamentais para quem deseja alcançar bons resultados em seus empreendimentos, passando a adotar uma mentalidade mais voltada para o sucesso. É uma ótima maneira de ressignificar a sua jornada no mundo dos negócios”, explica.
Na prática, é uma capacitação que desenvolve habilidades empreendedoras. Em seis dias, os chamados empretecos, que são empreendedores em início ou já com empresas, desenvolvem habilidades e capacidades. Como um desafio, atividades práticas são realizadas baseadas em 10 características comportamentais essenciais, como busca de oportunidades e iniciativas, correr riscos calculados, exigência de qualidade e eficiência, dentre outros.
Segundo o Sebrae, a nota de recomendação do Empretec é de 9,6. Empreendedores que participaram do seminário em Itapeva, ocorrido na última semana de março, contam que eram uma pessoa ao entrar e que saíram outra, como a médica veterinária, Emanuelle Benedetti.
“Todo mundo cita o clichê, de que é um divisor de águas na sua vida, e realmente é. A visão que temos de empreendedorismo, metas e planejamento é muito diferente. Eu nunca vi nada disso em nenhum outro lugar. Eu acreditava que obtinha lucro e que tinha um planejamento na minha empresa. Até eu conhecer o Empretec. Vi que não tinha nada disso aplicado e escrito no papel. Tenho certeza, que a minha empresa vai ser referência em Itapeva, graças ao Empretec, porque eu vou aplicar tudo o que eu aprendi. Recomendo que façam. Assim que vocês souberem, que terá em sua cidade, ou ao lado, se inscrevam e se dediquem. É uma semana que vale muito a pena para o conhecimento e empreendedorismo de todos”, confessa.
SERVIÇO
Empretec
Data: 23 a 28 de junho (segunda a sábado)
Horário: Das 8h às 18h
Inscrição: https://forms.office.com/r/a4R1eeW71m
Informações: Casa do Empreendedor 15 99859-0527