Entre os 33.827 atendimentos na região, 54% foram para mulheres
MULHERES | O Sebrae-SP no Sudoeste Paulista e Alto Vale do Ribeira atendeu no ano passado 33.827 clientes, sendo 18.256 mulheres (54%) e 15.571 (46%) homens. Entre as mulheres, 10.564 já tinham negócios formalizados, enquanto 7.692 eram potenciais empreendedoras.
O índice mostra que as mulheres têm procurado mais pelos serviços e produtos oferecidos pelo Sebrae-SP, impactando diretamente a economia e mostrando que elas estão à frente dos homens quando o negócio é empreender na região.
Dos 21 municípios que fazem parte da base territorial do Escritório Regional do Sebrae-SP na região, destacam-se no atendimento às mulheres as cidades de Apiaí – com 1.051 atendimentos; Buri – com 1.016; Capão Bonito – com 2.886; Itapeva – com 4.122; e Itararé – com 2.170.
Dentre os muitos programas e produtos voltados especialmente às mulheres, o Sebrae Delas tem sido um aliado para o empreendedorismo feminino. Ele é voltado ao apoio e fortalecimento das mulheres empreendedoras e busca despertar para o autoconhecimento, possibilitar o aumento da rede de contatos, aumentar a competitividade dos negócios e facilitar acesso ao mercado e ao crédito orientado.
“’Desenvolvendo empreendedoras e líderes apaixonadas pelo sucesso’ é um movimento do Sebrae, que visa apoiar e estimular o empreendedorismo feminino, criado para atender às demandas de um mercado crescente de negócios liderados por mulheres e entender as especificidades de sua jornada empreendedora”, comenta a analista de negócios do Sebrae-SP, Letícia Marques.
Encontro estadual – Nos dias 5 e 6 de fevereiro, foi realizado na capital paulista o Encontro Estadual de Gestoras do Sebrae Delas. Durante o evento, o Sebrae-SP apresentou alguns dados impactantes, destacando que no ano passado 1,2 milhão de mulheres do Estado de São Paulo foram atendidas, sendo 618 mil PJs (pessoas jurídicas) e 569 mil PFs (pessoas físicas).
O evento teve como objetivo principal capacitar e fortalecer as habilidades das gestoras que lideram iniciativas de empreendedorismo feminino em suas respectivas regiões. O encontro proporcionou um espaço para a troca de experiências, disseminação de boas práticas e alinhamento de estratégias, visando aprimorar o suporte oferecido às mulheres empreendedoras. Atualmente são 66 gestoras Sebrae Delas em todo o estado.
As analistas de negócios do Sebrae-SP, Ana Karla Gussão e Letícia Marques estiveram presentes ao evento e na ocasião puderam dar sugestões à vice-presidente da Comissão Semeadoras do Agro, Juliana Farah; assessora da Presidência do Sebrae-SP, Gisela Lucas de Araújo Lopes; e Margareth Ortiz, membro do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura da Associação Comercial de São Paulo (CMEC), para fomentar discussões futuras.
“O empreendedorismo feminino transforma o Sudoeste Paulista! Nossa reunião com as gestoras reforçou a importância, gerou insights e nos impulsionou para os projetos de 2025”, comentou Ana Karla. “O programa Sebrae Delas é uma realidade porque temos gestoras competentes atuando na ponta, que fazem acontecer”, ressaltou durante o evento, Verônica Lima, que ao lado de Ana Flávia Silva e Elaine da Mata é responsável pela gestão estadual do programa.