Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

NOTÍCIAS

Santa Casa recebe plasma convalescente para tratamento de pacientes com Covid-19

TRANSFERÊNCIA DE ANTICORPOS – Diante de uma situação preocupante no enfrentamento da pandemia, uma boa notícia nesta sexta-feira, 11/06, para o Setor de Saúde de Capão Bonito.

Graças a uma parceria envolvendo Prefeitura e Santa Casa com o Instituto Butantan, o município recebeu na tarde de quinta-feira, 10/06, os primeiros kits de Plasma Convalescente para o tratamento de pacientes com sintomas iniciais de Covid-19.

O anúncio oficial do início do tratamento na cidade foi feito durante visita do prefeito Julio Fernando e do vice-prefeito e secretário de Saúde Roberto Tamura ao hospital.

Para viabilizar o convênio com o Butantan, o prefeito Julio Fernando enviou um Projeto de Lei à Câmara de Vereadores que foi aprovado por unanimidade.

Segundo informações do diretor da Santa Casa – Nilton Soares foram recebidos inicialmente 5 bolsas que foram armazenadas em um Freezer especial doado pela família do saudoso ex-prefeito Faustino Cesarino Barreto (R$ 12 mil) e que serão utilizadas em pacientes com sintomas em fase inicial da doença (dois a três dias).

“O tratamento tem como objetivo reduzir a gravidade da Covid-19 e consequentemente reduzir óbitos. Haverá critérios para escolha/seleção dos pacientes através das Unidades Sentinela”, explicou Nilton Soares.

Segundo ainda o secretário de Saúde – Roberto Tamura, Capão Bonito é o terceiro município do estado a fazer o convênio. “Agradeço a interlocução da dra. Marta Sá que nos procurou, ao deputado Vitor Lippi que marcou a audiência no Instituto Butantan com o presidente dr. Dimas Covas, ao Nilton Soares e o dr. Gino Arrunategui que nos acompanharam na audiência para elaboração do convênio. O plasma tem resultados extraordinários e já foi testado nos Estados Unidos. Os primeiros kits terão um critério técnico rígido para ser aplicado e por isso será recomendado pelas Unidades Sentinela. Agradeço a parceria com a Santa Casa nesta importante ação e a autonomia dada pelo prefeito Julio Fernando nas ações de combate a doença. Destaco também o fato de o Governo Municipal ser responsável por 74% da medicação aplicada na UTI para tratamento de Covid-19. Muitas vidas foram salvas graças a este investimento, não faltando medicamentos e insumos”, frisou o secretário.

“Estamos buscando de forma intensa soluções para combater a pandemia. Agradeço o empenho dos profissionais da Saúde, médicos, enfermeiros, motoristas e fiscais que atuam na linha de frente do combate. Tenho certeza que sairemos vencedores desta luta contra o Covid-19. Agradeço também o apoio de deputados como Renata Abreu, Vitor Lippi, Frederico D´Avila que também enviaram recursos para o enfrentamento da doença”, afirmou o prefeito Julio Fernando.

O que é o tratamento com plasma convalescente?

O plasma é a parte líquida do sangue, e é nele que estão contidos os anticorpos. O objetivo de um tratamento utilizando plasma convalescente é transferir ao paciente, de maneira passiva, um quantitativo de anticorpos suficiente para combater o vírus.

Dimas Covas compara o tratamento a uma vacina imediata: ele transfere anticorpos contra o novo coronavírus ao mesmo tempo em que o organismo do paciente responde pela sua imunidade normal.

O plasma convalescente é obtido por meio de doação voluntária de plasma por aferese ou de plasma por meio de doação de sangue total de pessoas que já foram contaminadas pelo novo coronavírus e que, portanto, já possuem anticorpos. Para doar, é fundamental que a pessoa tenha sido contaminada pela Covid-19 pelo menos 30 dias antes do ato da doação. É preciso estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg, evitar alimentação gordurosa antes da doação e apresentar documento original com foto.

Apenas homens podem se voluntariar para doar o plasma convalescente. Isso porque, durante a gestação, a mulher libera anticorpos na corrente sanguínea que podem causar, no paciente que recebe o plasma, uma lesão pulmonar grave associada à transfusão chamada TRALI (transfusion-related acute lung injury).

Acompanhem a integra do vídeo anunciando o início do tratamento com plasma convalescente em Capão Bonito:

https://www.facebook.com/prefeituracapaobonito/videos/230877455209146

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp