Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

NOTÍCIAS

Saldo positivo de empregos de 2021 já supera os de 2019 e 2020

ESTATÍSTICAS DE EMPREGO – A Secretaria de Governo, Indústria e Comércio segue acompanhando as estatísticas de emprego do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).

O painel de informações do novo CAGED trouxe excelentes notícias como já era esperado para o mês de setembro com maior controle da pandemia de Covid-19.

Segundo os números apresentados (que são de fácil acesso a todos pelo site (app.powerbi.com), Capão Bonito teve 249 contratações (carteiras assinadas) em setembro, sendo estes compostos por vagas para 160 homens e 89 mulheres.

O maior percentual de contratados foi com ensino médio completo e idades entre 18 e 24 anos seguido por 30 a 39 anos.

O CAGED também demonstrou que grande parte das vagas foi gerada pelo setor agropecuário e agrícola, em seguida pelo setor de serviços.

No mês de setembro houve o maior saldo já registrado – 90 vagas de emprego, o que eleva os números de Capão Bonito para um saldo total no ano de 337 novas vagas.

Conforme o prefeito Júlio Fernando (Podemos), os dados são importantes para nortear as ações do Governo Municipal, visando ampliar postos de trabalho na cidade.

Um comparativo apresentado mostra que mesmo diante de um cenário de reflexos da pandemia de Covid-19, o município apresentou um saldo mais positivo do que 2019 e 2020, superando estes anos em saldo (Confira detalhes na tabela elaborada).

Conforme os dados extraídos do CAGED em 2019 a cidade teve um saldo total de 271 empregos, 2020 – 177 e neste ano o número evoluiu para 337.

Um detalhe que chama a atenção é mesmo no período mais crítico pandêmico, o município ainda apresentou saldo positivo. Maio, por exemplo, teve, 66 de saldo.

O mês mais crítico foi março com -35. Junho, Julho e Agosto apresentaram saldos positivos.

Conforme o diretor de Indústria e Comércio – Anderson Moya e o assessor de governo – João Carvalho Jr., responsáveis pelo levantamento, as estatísticas apontam para uma elevação consistente da oferta de emprego na cidade.

“Sem dúvidas temos dados positivos em sequência mesmo diante de um ano tão desafiador. As ações do Governo Municipal, a ampliação do diálogo e apoio nos processos de contratação estão tendo resultados positivos. Acreditamos que teremos números ainda melhores neste trimestre final, com o aceleramento da retomada econômica”, analisaram Anderson Moya e João Carvalho Jr.

O prefeito Júlio Fernando e o secretário de Governo – José Toshio Saito destacaram que a meta do Executivo Municipal é melhorar ainda mais o desempenho da geração de emprego e renda nesta reta final de ano e 2022

“Acreditamos que estes números vão melhorar ainda mais com a contratação de pessoas para o Natal e outras ações desenvolvidas. Sem dúvidas são números bons considerando um ano tão complicado para nossa economia, principalmente no primeiro semestre. Não há programa social federal, estadual ou municipal que substitua uma carteira assinada. Vamos nos esforçar ainda mais e continuar apoiando todas as ações e iniciativas que gerem emprego e renda”, alegou o prefeito Júlio Fernando.

Mapa de empresas – Uma outra estatística muito positiva em Capão Bonito é de mapa de empresas.

Conforme também levantamento junto ao CAGED, a cidade tem um saldo de 354 empresas neste ano.

Os números foram computados também até setembro e ratificaram a estimativa de que a cidade ultrapassaria as 300 empresas abertas neste ano.

Conforme Anderson Moya e João Carvalho Jr. o empreendedorismo em tempos de crise e novos investimentos em Capão Bonito estão impactando diretamente na abertura de empresas.,

Um exemplo disso, é que no período crítico de pandemia, 145 empresas foram abertas – meses de fevereiro, março, abril e maio.

 

Confira as tabelas sobre geração de emprego e abertura de empresas em Capão Bonito:

Empregos com carteira assinada (CAGED 2021)

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp