Só faltava no estágio final o credenciamento e confirmação do SAIPS e isto ocorreu com todos os protocolos sendo atendidos
CONQUISTA CONFIRMADA – Uma ótima notícia para Capão Bonito nesta quarta-feira, 06/07.
O Sistema de Apoio à Implementação de Políticas em Saúde (SAIPS) – uma ferramenta do Ministério da Saúde disponível para os Gestores e Técnicos Municipais, Estaduais e Distrital para facilitar e agilizar os pedidos de recursos para custeio, implantação, habilitação ou credenciamento de equipes, unidades e serviços em saúde, confirmou a implantação da Unidade de Terapia Intensiva na Santa Casa de Capão Bonito.
Durante reunião em abril, na DRS XVI Sorocaba, com a diretora dra. Kely Cristiane Schettini o prefeito Júlio Fernando e o vice e secretário de Saúde – Roberto Tamura receberam a informação sobre a homologação oficial da DRS da UTI Definitiva na cidade.
Só faltava no estágio final o credenciamento e confirmação do SAIPS e isto ocorreu com todos os protocolos sendo atendidos.
“A UTI foi importante para salvar vidas durante a fase crítica da pandemia.
Governos Estadual e Municipal estão unidos para avançar ainda mais no Setor. Enquanto muitas UTIs que foram abertas no período crítico pandêmico já fecharam a nossa continuará. Agradeço o empenho da amiga e ex-colega de trabalho Kely Schettini que vem fazendo um grande trabalho de reestruturação regional e também o Governador Rodrigo”, frisou o prefeito Júlio Fernando.
Para o secretário Roberto Tamura, a UTI Definitiva foi possível porque a atual gestão não mediu esforços para providenciar todos os detalhes técnicos necessários e que a UTI Definitiva garante à Santa Casa um novo patamar de importância na região sudoeste.
“Sem dúvidas é uma conquista que temos que comemorar muito e esperávamos há muito tempo. Nossa Santa Casa ganha cada vez mais importância e referência regional”, alegou o secretário.
A importância de UTI – Ouvir que uma pessoa foi levada à UTI (Unidade de Terapia Intensiva) de um hospital geralmente assusta e assustou muita gente durante o combate a Covid-19.
De fato, trata-se de um setor de alta complexidade voltado ao amparo de pacientes potencialmente graves ou com alguma descompensação do sistema orgânico.
Mas quando a situação acontece, contar com uma UTI bem estruturada – com equipe experiente, equipamentos de última geração e infraestrutura completa – faz toda a diferença na hora de salvar vidas.
A UTI é um setor especializado no tratamento de doenças e situações de urgência e de complexidade alta.
A unidade implantada na Santa Casa de Capão Bonito conta com leitos específicos para terapia intensiva em número adequado e em conformidade com a legislação, monitorização de multiparâmetros (com monitorização cardíaca, saturação de oxigênio etc.), respiradores, camas e outros dispositivos.
Além da estrutura física e tecnológica, um dos grandes diferenciais de uma UTI plena é o componente humano.
Uma equipe experiente e multidisciplinar é o que torna o setor ainda mais eficiente.
“A Santa Casa de Capão Bonito providenciou com apoio da prefeitura esta equipe. É um grande avanço para o Setor de Saúde”, conclui o secretário Roberto Tamura.