Instituições apresentaram soluções financeiras estratégicas para impulsionar o crescimento dos negócios para quem necessita de capital
ACESSO A CRÉDITOS | O Sebrae-SP, em parceria com a Associação Comercial de Capão Bonito, Prefeitura Municipal, Casa do Empreendedor, Cooperativa Agrícola (CACB) e instituições financeiras como Banco do Brasil, Banco do Povo, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Cresol, Desenvolve SP e Sicredi, promoveu nesta terça-feira (27), a jornada ‘Rodada de Crédito’ em Capão Bonito.
Logo na chegada, os participantes foram recepcionados e puderam degustar de um coffee break, cujo momento teve muito networking entre os empreendedores que buscavam informações para a melhoria de seus negócios.
O evento foi aberto oficialmente pelo presidente da Cooperativa Agrícola de Capão Bonito, Emílio Kengi, que deu as boas-vindas aos presentes e pôde enaltecer a iniciativa do Sebrae-SP em promover eventos como este, que têm como objetivo fortalecer a cadeia produtiva e ajudar no desenvolvimento econômico do município, justificando o apoio e a parceria na cessão da sala de convenções da CACB.
Na sequência, o gerente regional do Sebrae-SP, Wilson Borges, saudou aos mais de 80 participantes e explicou o papel da instituição em oferecer auxílio, informação, conhecimento e prestação de serviços à classe empreendedora, colocando o Sebrae à disposição para todos que necessitarem de apoio para fomentar ou começar os seus próprios negócios.
A programação contou com apresentações das instituições financeiras de suas linhas de crédito disponíveis para Microempreendedores Individuais (MEIs), Microempresas (MPEs) e Empresas de Pequeno Porte (EPPs), além de uma palestra ministrada pelo analista de negócios do Sebrae-SP, Fabrício de Paula, para auxiliar os empresários a escolherem e utilizarem o crédito de forma adequada e eficiente.
“O objetivo foi o de contribuir para o crescimento dos negócios locais, além de orientar empreendedores na busca por financiamento para investir em inovação, tecnologia e outras melhorias para seus negócios, a fim de que conheçam todas as modalidades e condições disponíveis, ajudando-os a encontrar aquela que melhor se adaptasse ao seu modelo de negócio, sem comprometer as suas finanças”, explica Fabrício.
Estiveram presentes também ao evento, a diretora regional de desenvolvimento econômico do estado de São Paulo, Cybele Cameron; Luiz Carlos Mariotto, gerente comercial da CACB; Alan Senciati, presidente da Câmara de Capão Bonito; José Saito, secretário de governo de Capão Bonito; João Carvalho, diretor da Secretaria de Indústria e Comércio de Capão Bonito e João Consorte, presidente da Associação Comercial de Capão Bonito.
Para o produtor rural, João Manoel Vieira, a jornada superou as suas expectativas e trouxe muitas informações desconhecidas. “O evento foi excepcional! Essa interação de empresas de crédito com nós produtores, tanto de agropecuária, como de demais atividades é de muita valia. Conhecemos algumas linhas de crédito com juros baixos e carência interessantes. Muitos créditos que existem nós desconhecíamos e neste evento ficamos inteirados, agradeço ao Sebrae-SP por esta iniciativa, que muito nos ajudou”, comenta.
A empresária Adriele Gotler, que viajou mais de 60 quilômetros para participar do evento, avalia como fantástica a sua experiência e conhecimento adquirido durante a jornada. “Achei o evento fantástico e bem-organizado. Vi que o Sebrae tem um cuidado muito grande com o empreendedor. Saí de uma outra cidade para chegar em Capão Bonito, trabalhei o dia inteiro e não esperava por uma recepção tão bacana. O que o Sebrae fez, ao reunir várias instituições financeiras em um só lugar não é para qualquer um. Estou me sentindo muito abraçada pelo Sebrae. Há um ano estou em Itapeva, vindo de Indaiatuba e em março abri uma empresa. Já fiz o Empretec e o Sebrae está me dando muitas oportunidades de me aperfeiçoar como profissional e como pessoa”, enfatiza.
A empreendedora Ana Kojima aprovou o evento e no dia seguinte fechou negócio com uma instituição bancária. “A rodada foi muito boa, tivemos opções de crédito de cada banco e, inclusive, já entramos em contato com uma instituição e fechamos o crédito com eles. Foi uma boa excelente iniciativa, o Sebrae-SP está de parabéns e nós agradecemos a oportunidade”, conta.