PROJETOS SOCIOAMBIENTAIS – A Fibria divulgou o balanço dos resultados dos projetos socioambientais desenvolvidos pelo Programa de Formação Ambiental (PFA) nos municípios de Capão Bonito (SP) e Taquarivaí (SP) durante o ano de 2012.
Em parceria com as secretarias municipais de Educação, foram desenvolvidos diversos projetos ambientais envolvendo mais de 1.260 alunos do 5° ano em 18 de escolas públicas, sendo 1.127 alunos em Capão Bonito e 141 em Taquarivaí.
Divididas em três momentos, as ações de educação ambiental tiveram como objetivo fomentar nos alunos e professores suas capacidades para a identificação, elaboração de atividades e resolução de problemas em seus meios de convivência. O primeiro momento tratou sobre a Educação sobre o Meio Ambiente, em que a equipe do PFA ministrou uma palestra em sala de aula com o tema ambiental. No segundo, chamado de Educação no Meio, as crianças conheceram as instalações da Fibria em Capão Bonito, onde tiveram contato com o meio natural através de trilha interpretativa e visitas à Sala de Fauna e Flora. Já no terceiro momento, Educação para o Meio, as escolas apresentaram os projetos ambientais desenvolvidos a partir das informações adquiridas.
Entre os principais projetos realizados para o meio ambiente e para a comunidade, destaque para a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Manoel Yukito, em Taquarivaí e a EMEF Isolina Leonel Ferreira, em Capão Bonito, que desenvolveram locais específicos para destinação do material reciclável. Denominados de Ecopontos, os projetos foram implantados em parceria com as cooperativas locais e fizeram sucesso entre os alunos. Em Taquarivaí, a iniciativa contagiou uma nova escola e agora o objetivo é construir mais um Ecoponto na cidade.
De acordo com Fernanda Alvarenga, Analista de Meio Ambiente Florestal da Fibria em Capão Bonito, a experiência de professores e alunos de vivenciar na prática os conceitos propostos é fundamental para tornar o ambiente cotidiano cada vez mais equilibrado e sustentável.
“Acredito que o processo vivenciado pelos alunos e professores possibilitou a formação de um conhecimento mais elaborado, fundamental para a construção de um ambiente mais sustentável. A parceria com instituições e comunidades locais é essencial para que o projeto cresça e possa contribuir de fato no meio em que estamos inseridos”, afirmou Fernanda.
Além dos Ecopontos, foram desenvolvidos projetos para criação de horta suspensa e orgânica, reciclagem, caminhada ecológica, produção de puffs de garrafas Pet e sacolas retornáveis feitas de papel de jornal, oficina de sabão, construção de um jardim a partir de pneus usados e também o plantio de mudas no entorno das escolas.
Como parte das atividades, foi realizado o Workshop de encerramento visando à avaliação do Projeto e a troca de experiência entre professores através da apresentação dos resultados. Posteriormente, tais informações foram compiladas em relatório e encaminhadas aos responsáveis pelas Secretarias de Educação de cada município onde ocorreram as atividades.