Região passa a contar com Curso de Medicina

Inauguração oficial do novo Campus da Universidade São Caetano do Sul em Itapetininga aconteceu no último sábado

CURSO DE MEDICINA – Ao lado do Vice-Governador Rodrigo Garcia, da prefeita Simone Marquetto e outras autoridades, o prefeito Júlio Fernando de Capão Bonito participou no último sábado, 05/03, da cerimônia de inauguração do novo Campus Itapetininga da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS).

Com investimento de R$ 3,5 milhões, o campus abrigará a primeira faculdade de medicina do município.

A maioria dos estudantes vem de Itapetininga e de cidades da região, como Sorocaba, Capão Bonito, São Miguel Arcanjo, Tatuí, Votorantim e Araçoiaba da Serra.

Os cursos de Medicina da USCS funcionam em período integral, com duração de 12 semestres. De acordo com a USCS, uma das mais recentes mudanças nos cursos, visando ao aumento das atividades práticas e, com isso, melhor formação médica, foi a ampliação do tempo de internato dos alunos de Medicina, de dois para três anos.

A mudança se baseou, entre outros fatores, em uma consulta sobre o formato dos cursos em diversos países. Com isso, os alunos ingressam na prática médica um ano antes em comparação com outras universidades.

O curso de bacharelado em Medicina da USCS no campus de Itapetininga tem 60 vagas.

A USCS obedece às Diretrizes Curriculares Nacionais que estão definidas pela “Resolução Nº 3, de 20 de junho de 2014”, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina, onde é definido o perfil do profissional egresso, as competências gerais e específicas a serem desenvolvidas, os conteúdos curriculares e sua organização, os estágios e atividades complementares e o sistema de acompanhamento, avaliação e certificação.

Esse curso, como parte da Escola de Saúde da USCS, visa avançar na inovação em curso no Brasil e no mundo no campo da educação médica, incorporando lições aprendidas nos demais cursos, sempre olhando para as melhores práticas nacionais e internacionais, orientando a formação às necessidades de saúde da sociedade brasileira, contextualizada no Sistema Único de Saúde – SUS, desenvolvendo um perfil profissional com três áreas de competência: saúde, gestão e educação.

Itapetininga ofertará um currículo integrado, orientado por competência e comprometido com a melhoria da saúde no país, dando ênfase à cultura de qualidade e segurança, alicerçado em estratégias educacionais com metodologias ativas, onde o educando é centro do processo e também responsável pelo seu desenvolvimento.

Sobre os cursos de medicina da USCS – Campus São Caetano-Centro: Inaugurado em 2014, o curso formou sua primeira turma no final de 2019, composta por 51 alunos. Atualmente, o curso tem 750 alunos matriculados.

Por meio dele, a USCS foi selecionada, em 2020, para atuação como Centro de Pesquisa Clínica para as vacinas CoronaVac (Butantan/Sinovac Biotech) e Janssen (divisão farmacêutica da Johnson & Johnson).

Além disso, o curso participa do projeto Disque Coronavírus, programa pioneiro no Brasil, idealizado por professores do curso de Medicina da USCS e realizado em parceria com a Prefeitura de São Caetano do Sul, por meio da Secretaria de Saúde da cidade, e com o apoio do Instituto de Medicina Tropical da USP (Universidade de São Paulo). A iniciativa consiste no monitoramento da população com sistema que envolve telemedicina, avaliação clínica, autocoleta e testagem por RT-PCR de moradores de São Caetano do Sul com sintomas de gripe. O projeto teve início com a participação de 220 estudantes de Medicina da Universidade.

Campus São Paulo-Bela Vista: Localizado no Bairro Bela Vista, na cidade de São Paulo, o curso foi inaugurado em 2016 e possui, atualmente, 660 alunos.

A atuação dos estudantes se dá em importantes instituições, tais como: Hospital da Aeronáutica de SP (HASP); Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia (IDPC – São Paulo), Centro de Referência da Saúde da Mulher São Paulo – Hospital Pérola Byington; Hospital Cantareira; entre outros.

Campus Itapetininga-SP: Trata-se do mais recente campus da Universidade, que receberá sua primeira turma do curso de Medicina.

O Campus Itapetininga está situado na Av. Dr. Ciro Albuquerque,  4.750, Bairro Taboãozinho, Itapetininga, SP

USCS – Hoje, a Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) possui mais de 40 cursos de graduação (incluindo cursos a distância), além de especializações, por meio da pós-graduação lato sensu, em diversas áreas. Já na pós-graduação stricto sensu, a Universidade conta com os seguintes programas: Mestrado em Administração, Mestrado Profissional em Comunicação, Mestrado Profissional em Educação, Mestrado Profissional em Inovação no Ensino Superior em Saúde, além de Doutorado e Pós-Doutorado em Administração.

Além das atividades no âmbito do ensino, a USCS tem uma longa tradição de projetos voltados aos outros dois pilares da educação superior: a pesquisa e a extensão. Dentre os diversos serviços oferecidos à comunidade, por exemplo, estão aqueles desenvolvidos nas clínicas e laboratórios da área da Saúde (fisioterapia, enfermagem, nutrição, farmácia, educação física entre outros). Um dos destaques atuais é o Programa de Reabilitação pós-covid-19, que ocorre no Campus Centro, com atuação dos cursos de saúde.