Procedimento avalia o sistema auditivo e auxilia no diagnóstico precoce de problemas de audição, especialmente em crianças e recém-nascidos
SISTEMA AUDITIVO | A Rede Municipal de Saúde de Capão Bonito deu mais um passo importante na ampliação dos serviços oferecidos à população.
A secretária municipal de Saúde, Andrea Milani, anunciou recentemente que já está disponível no município o exame BERA, também conhecido como PEATE (Potencial Evocado Auditivo do Tronco Encefálico), fundamental para a avaliação detalhada do sistema auditivo.
O exame é utilizado para verificar a presença de perda auditiva, que pode ocorrer devido a lesões na cóclea, no nervo auditivo ou no tronco encefálico.
Embora possa ser realizado em adultos, o BERA é mais frequentemente aplicado em crianças e bebês, especialmente quando há suspeita de perda auditiva por fatores genéticos ou após resultados alterados no “teste da orelhinha”, realizado logo após o nascimento.
Também é indicado para crianças com atraso no desenvolvimento da linguagem, que pode estar relacionado a dificuldades auditivas.
A indicação do exame inclui recém-nascidos prematuros, crianças autistas, pacientes com alterações genéticas como a Síndrome de Down e adultos com queixas de zumbido, além de auxiliar no diagnóstico de tumores envolvendo os nervos auditivos ou no monitoramento de pacientes internados e em coma.
Com duração média de 30 a 40 minutos, o BERA é indolor, não invasivo e não requer preparo especial.
O procedimento consiste na colocação de eletrodos atrás da orelha e na testa, além de fones de ouvido que emitem estímulos sonoros. Esses sons ativam o tronco encefálico e os nervos auditivos, gerando respostas elétricas que são captadas e interpretadas pelo médico. Em casos de movimentos excessivos, pode ser necessária sedação leve para garantir a precisão dos resultados.
Com a implantação do BERA, a Prefeitura reforça o compromisso de oferecer exames modernos, diagnósticos mais precisos e tratamentos adequados, garantindo mais qualidade de vida e saúde para toda a população.