APRENDENDO A VALORIZAR A VIDA – Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), organiza nacionalmente o Setembro Amarelo, que busca a prevenção ao suicídio.
Os números impressionam. São registrados mais de 13 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 1 milhão no mundo.
Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens.
De acordo com levantamentos, cerca de 96,8% dos casos de suicídio tem fatores ligados a transtornos mentais.
Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.
Em Capão Bonito, ações voltadas a valorização da vida estão sendo intensificadas em diferentes frentes neste ano e principalmente no ambiente escolar.
Um dos projetos mais positivos está sendo o “Valorizando a Vida”, que tem como objetivo promover o fortalecimento dos vínculos entre os membros da comunidade escolar, proporcionando espaços de reflexão que favoreçam as relações interpessoais, o respeito e a tolerância com as diferenças.
O projeto vem sendo elogiado tanto por estudantes como professores e pais, por ampliar o diálogo sobre o tema na escola
“Queremos propiciar um ambiente favorável à aprendizagem no âmbito do afeto, da comunicação e da convivência”, destaca o diretor da Divisão de Ensino Fundamental – prof. Varani Balthazar Jr.
Conforme a Secretaria Municipal de Educação, o projeto é desenvolvido da seguinte forma: cada aluno escreverá cartas com três características positivas de um integrante da comunidade escolar (colegas de turma, professores, funcionários etc.).
Todas elas serão colocadas em uma caixa até a data da culminância do projeto, onde ocorrerá a leitura das mensagens em voz alta para todos os presentes. Posteriormente, as cartas serão entregues aos destinatários.
O projeto tem como referências o Setembro Amarelo e o Blog da professora Mery – A Escola Como espaço de Aprendizagem. Disponível em: https://valdinere123.blogspot.com/2019/01/projeto-valorizando-vida.html.