Queimadas – risco de incêndios em coberturas vegetais

A Prefeitura de Capão Bonito, por meio da Defesa Civil e Divisão de Meio Ambiente, alerta à população sobre o risco de incêndios no período de estiagem.

A classe “incêndio em vegetação” é uma das ocorrências mais atendidas anualmente pelo Corpo de Bombeiros e pela Defesa Civil. Incêndios dessa natureza causam mortes de animais silvestres, aumentam a poluição do ar, provocam danos materiais e nos casos mais graves, podem ferir ou matar pessoas.

A maior parte desses incêndios ocorre pela ação humana, culposa ou dolosa, em razão da soltura de balões, queima de lixo, lançamento de cigarros acesos nas margens das rodovias e perda do controle do fogo, quando usado no manejo da terra para plantio.

O QUE É ESTIAGEM?
Estiagem é um fenômeno climático que, no Estado de São Paulo, geralmente ocorre no período de maio a setembro, sendo caracterizado pelo baixo índice ou pela falta de chuvas. Com a vegetação mais seca e com a baixa umidade relativa do ar, os pequenos focos podem rapidamente sair do controle, podendo evoluir para um grande incêndio. As baixas temperaturas e geadas ocorridas entre junho e julho no município de Capão Bonito causaram o crestamento da vegetação (queima), tornando as áreas ainda mais suscetíveis a incêndios.

MEDIDAS EXECUTADAS
As práticas necessárias e de prevenção mais utilizadas são os aceiros, benfeitorias e manutenção de estrutura mínima de combate ao fogo como abafadores, bolsas d’agua, enxadas, etc. A prefeitura possui brigada de incêndio municipal que atua em conjunto com o Corpo de Bombeiros.

O monitoramento das queimadas vendo sendo realizado por meio da fiscalização municipal, aplicando a lei complementar 200/2017 pelo seu artigo 378, Há também o acompanhamento pelo site do INPE, que através da detecção de Fontes de Calor pelos Satélites: NPP_375 / AQUA_M-Te NOAA-2, gera dados com a localização geográfica próxima em um curto intervalo de tempo de captação do foco de calor, no qual indica ter havido um foco de calor ou de fogo nesse local, gerando repetição de dados, resultando no ano de 2019 e 2020 cerca de 68  detecções calculadas até julho.

As denúncias de incêndios criminosos podem ser realizadas na Ouvidoria municipal pelo número 015 3542 1023

Divisão de Meio Ambiente e Defesa Civil Capão Bonito

INFORMAÇÕES E MATERIAIS

INCÊNDIOS EM COBERTURAS VEGETAIS