Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

NOTÍCIAS

Psicólogo Marcelo Arruda participou de HTPC on line com gestores, professores e monitores

APOIO PSICOLÓGICO EM TEMPOS DE PANDEMIA – Os desafios que os educadores estão enfrentando durante a pandemia COVID-19 não têm precedentes.

Cada educador tem experimentado reações variadas ao vivenciar essa crise, pois diversos fatores influenciam as reações individuais de uma pessoa.

Vários levantamentos estão sendo realizados para avaliar como os professores estão enfrentando esse momento. As questões emocionais chamam a atenção. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Península, que está levantando o ‘sentimento e percepção dos professores brasileiros nos diferentes estágios do coronavírus no Brasil”, revelou que os docentes pedem apoio para lidar com questões emocionais, 67% deles demonstrou ansiedade e 38% cansaço.

No início da paralisação das aulas presenciais, a maioria dos professores nunca tinha dado aula à distância de forma remota e como consequência muitos sentiram-se despreparados, o que aumentou a ansiedade e preocupação sobre seu trabalho.

A maior parte dos professores alterou sua rotina (com aumento do de atividades domésticas) e a preocupação com a saúde de sua família passou a incorporar suas vidas.

Atenta a esses desafios, as Secretarias de Educação e Assistência e Desenvolvimento Social de Capão Bonito fizeram uma parceria, proporcionando uma palestra on line durante período de HTPC para gestores, professores e monitores.

O psicólogo e escritor Marcelo Arruda foi o palestrante e falou durante quase 2 horas sobre temas como situação emocional, ansiedade, medo, dificuldades e inclusão.

“Para continuar apoiando seus alunos neste contexto desafiador, professores e outros educadores devem primeiro ser capazes de cuidar de si mesmos. Por isso é de grande importância oferecer palestras, oficinas e cursos à distância a fim de os ajudar a enfrentar esse momento desafiador”, destacou o psicólogo em sua palestra que pode ser acessada no youtube.

Segundo a secretária de Educação Ana Luiza Dias, para garantir o bem-estar dos educadores, a pasta oferecerá estratégias para que tantos os gestores como professores e demais servidores da educação aprendam a lidar de maneira saudável e benéfica com todos os desconfortos e sofrimentos experimentados durante esse período de aulas remotas.

“Ainda iremos viver uma nova fase, uma reorganização emocional e psicológica para a retomada das aulas presenciais. Preparar os educadores para esta retomada, beneficiará não somente eles próprios, mas todos os alunos”, destacou a secretaria.

O HTPC teve resultados muito positivos e foi elogiado na Rede Municipal local.

O que é HTPC – A hora de trabalho pedagógico coletivo (HTPC) é o tempo estabelecido pelas escolas das redes municipal e estadual de ensino, com o intuito de reunir professores e coordenadores para a discussão, análise e proposição de soluções que possam atender as necessidades educacionais coletivas apresentadas periodicamente.

Este tempo está incluído na carga horária semanal dos profissionais da Educação, que devem participar a fim de atender aos objetivos próprios de uma reunião de hora de trabalho pedagógico coletivo.

A HTPC tem como objetivo principal promover a troca de experiência profissional, possibilitando assim a reflexão sobre a prática docente para que seja viável e se torne concreto o aperfeiçoamento individual e coletivos dos educadores.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp