Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

NOTÍCIAS

Promoção da saúde e higiene bucal é destaque na Casa do Adolescente

CASA DO ADOLESCENTE | A Secretaria de Desenvolvimento Social, através do SCFV – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, promoveu na última semana de junho, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, orientação em saúde e higiene bucal de crianças e adolescentes.

A ação acontece uma vez ao mês e alcança em média mais de 80 (oitenta) adolescentes nos períodos manhã e tarde, tendo o objetivo de informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal no SCFV na Casa do Adolescente.

“A fase mais importante para a prevenção de enfermidades bucais ocorre durante a infância e adolescência, quando os hábitos alimentares são construídos, há formação permanente da arcada dentária e inicia-se os cuidados com a higiene bucal diária e o acompanhamento odontológico preventivo”, explicou a drª. Ticiana Olivatti – Odontóloga da Rede Municipal.

“Ao transformar a higiene bucal como parte de uma rotina diária simples, podemos ajudar os adolescentes a incorporar a escovação e uso de fio dental e flúor em suas rotinas diárias”, finalizou.

“É notória a preocupação dos adolescentes com a aparência, de modo que apelar para a imagem pode ser um meio de encorajar os adolescentes a melhorarem seus hábitos de higiene bucal”, explica Leonice Silva – Coordenadora da Casa do Adolescente.

“Dar um toque gentilmente aos adolescentes de que uma rotina de cuidados bucais relaxada, poderá resultar em dentes amarelados e mau hálito, os ajudará a lembrar de que a importância da escovação é mais do que apenas ficarem livres de cárie”, completou.

Alerta aos pais – De acordo com o Guia para Promoção de Saúde Bucal de Crianças e Adolescentes da Fundação Abrinq, os pais devem ficar atentos para o preparo de refeições mais sadias e sucos feitos na hora, o que pode diminuir a procura do adolescente por alimentos açucarados. Manter disponíveis garrafas de água, vegetais picados, biscoitos integrais e outras gostosuras sem açúcar para beliscar, também é uma alternativa para evitar a dieta rica em refrigerantes, batatas fritas e doces, que pode causar estragos nos dentes. A dieta rica em açúcar promove o desenvolvimento de bactérias e cárie. Aponta.

O Secretário de Desenvolvimento Social – Romano Oliveira, destaca que a iniciativa tem por objetivo conscientizar crianças e adolescentes sobre a importância de manter uma saúde bucal adequada. “As doenças bucais podem afetar a capacidade de comer, falar, sorrir, como também a autoestima, e trazer dificuldade de interagir socialmente e, dar oportunidade do conhecimento de boas práticas de saúde é fundamental para o desenvolvimento do adolescente”, disse Romano, lembrando da importância da parceria com a Secretaria da Saúde neste projeto.

A SMDS segue com cronograma de planejamento e acompanhamento das ações do SCFV.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp