O Fundo Social de Solidariedade de Capão Bonito está elaborando vários projetos.
Segundo a presidente do Fundo Social, Regina Gonçalves Faia Dias, os trabalhos são direcionados às famílias menos favorecidas, em especial às crianças, gestantes e terceira idade.
O FSS conta hoje com três professores voluntários ministrando aulas de tricô e crochê e quinze costureiras que se reúnem em dias alternados no salão do Fundo Social para transformar retalhos de tecidos em roupas para recém-nascidos.
O trabalho voluntário conta com uma equipe de senhoras da Pastoral da Criança da Vila São Paulo, coordenada pela irmã Jaci Ferreira.
“São mãos experientes de voluntárias que já costuraram para os filhos e agora se dedicam a confeccionar roupas para as famílias identificadas pela Pastoral da Criança”, informou Regina Faia Dias.
Fibratex doa tecidos – Uma grande quantidade de retalhos de tecidos foi doada pela empresa Fibratex Indústria de Fibras Têxteis e Máquinas Ltda, com sede no Parque Industrial, em Sorocaba.
O trabalho agora vem sendo expandindo para a zona rural.
O FSS com o auxílio de Maria Irene e Inez de Queiroz, da Pastoral da Criança, implantou o trabalho voluntariado do bairro Franciscada, onde a coordenadora do bairro, Maria Tereza, recebe as peças de tecido que passam por uma triagem e as voluntárias transformam em roupas, cobertores e calçados que são distribuídos para os moradores.
O Fundo Social também iniciou a confecção de kits para gestantes com cobertores, blusinhas e calça, que foram doados para a Casa da Gestante no dia 12 de agosto, durante um evento especial que marcou o Dia da Gestante em Capão Bonito.
“Quase tudo é aproveitado, qualquer pedacinho de tecido a gente transforma em uma peça de roupa. Estamos confeccionando roupas para crianças que estão para nascer”, destacou a primeira-dama de Capão Bonito.
As pessoas interessadas em participar dos projetos doando um pouco do tempo disponível deverão entrar em contato com o Fundo Social, que funciona provisoriamente em uma sala da sede do CPP Centro de Produção e Profissionalização (CPP), localizado na avenida Amazonas, ou pelo telefone 3542-5034.
Em breve, a sede do Fundo Social estará no prédio da Apae, próximo da escola Jacyra Landin Stori.
Distribuição de cobertores, roupas e sapato em dois bairros – A presidente do Fundo Social, Regina Faia Dias, a equipe do Fundo Social e o vereador Alcides Sonvesso distribuíram cobertores em dois bairros da zona rural – Franciscada no dia 25 de julho e Apiaí Mirim no dia 09 de agosto.
De acordo com levantamento do Fundo Social, mais de 150 famílias foram beneficiadas pelas doações.
Baile da Terceira idade foi suspenso devido a gripe – O Fundo Social de Solidariedade comunica também que o Baile da Terceira Idade foi momentaneamente suspenso devido os riscos de contaminação e medidas preventivas contra a gripe Influenza A H1N1.
Os bailes deverão ser retomados provavelmente em setembro.