CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL – Apelidado carinhosamente de OCA, o Programa “Oficinas Artísticas e Criativas” promoverá a capacitação profissional de jovens e adolescentes de 16 a 24 anos residentes no município, na área de Design de Produtos através do curso “Mais Design”.
O programa começou oficialmente na noite última terça-feira, 19/10, durante solenidade realizada no Centro Educacional “Paulo Freire” e que contou com a presença do prefeito Júlio Fernando, do representante institucional da Neoenergia Elektro – Eduardo Zornoff, do presidente do Instituto Cenário Futuros – Thiago Kling, Márcia Moreira – diretora da Kling e Associados, do assessor parlamentar Romano de Oliveira representando o deputado estadual Edson Giriboni, da vereadora Camila Camargo, a diretora do Centro Paulo Freire – Silvana Domingues, o diretor de Cultura – prof. Alexandre Mendes e a profa. Camila Josefina.
A sala onde será ministrado o curso possui computadores novos, impressora 3D e outros equipamentos tecnológicos que garantirão uma experiência incrível e inovadora aos alunos.
“Sabe-se os grandes desafios para se conquistar a primeira ocupação profissional, assim, a iniciativa que se inicia em Capão Bonito busca preparar dezenas de jovens com o objetivo de favorecer e catalisar este processo oferecendo toda a estrutura necessária para que o participante possa desenvolver novas habilidades, competências e quem sabe revelar novos talentos do design”, destacou o prefeito Júlio Fernando.
Conforme ainda Thiago Kling, dentro deste cenário, o OCA visa preparar os jovens do município em habilidades do século XXI que possam gerar transformações sociais e geração de emprego e renda de alto valor sem impactar negativamente o ecossistema da região.
O diretor de Cultura, prof. Alexandre Mendes, também reforçou a importância desta iniciativa principalmente pós-pandemia.
O OCA é um programa desenvolvido pela Quest e pelo Instituto Neoenergia que estará presente em três cidades do Estado de São Paulo.
Em cada município será implantado núcleos de produção voltados para capacitação de jovens de baixa renda que busca atrelar os conhecimentos da economia criativa como plataforma de desenvolvimento humano, social e cultural.
O projeto será realizado no Centro Educacional Cultural e Esportivo Paulo Freire, R. Cel. Frederico Martins, 477 no Centro e terá um primeiro ciclo de formação com 8 meses de duração.
Todo o material necessário para o desenvolvimento do curso será oferecido pelo projeto sem custo para o participante. Reforçamos que todas as medidas e protocolos sanitários serão adotados para garantir a segurança de todos os participantes.
SOBRE O INSTITUTO NEOENERGIA
O Instituto representa o compromisso da Neoenergia com o desenvolvimento econômico e social dos locais onde realiza suas atividades e a solidariedade com as pessoas e comunidades mais vulneráveis. É o braço de ATUAÇÃO SOCIAL do grupo Neoenergia, desenvolvendo iniciativas de investimento social das empresas que fazem parte do grupo. Apoia e desenvolve projetos que promovam a TRANSFORMAÇÃO das pessoas e do planeta.
SOBRE A NEOENERGIA ELEKTRO
Reconhecida por oito vezes como a melhor distribuidora de energia elétrica do Brasil, a Neoenergia Elektro é uma empresa do Grupo Neoenergia. Com atuação em 228 municípios, sendo 223 no Estado de São Paulo e cinco no Mato Grosso do Sul, a Elektro tem uma área de concessão de 121 mil quilômetros quadrados. A empresa tem 2,5 milhões de clientes (6 milhões de habitantes).