CONSTRUIR, BRINCAR E APRENDER – O Polo da Univesp em Capão Bonito continua gerando muitos resultados positivos em seus cursos, mesmo em período de pandemia.
O Curso de Licenciatura em Pedagogia é um bom exemplo disso com projetos perfeitamente aplicáveis no Setor Educacional do município.
Recente Projeto Integrador III apresentado pelos alunos – Carolina Helena Meira, Claudio Costa de Lima Junior, Marilene Vieira Suntaque Silva, Sabrina Nascimento Queiroz e Wagner Antonio Santos com tutoria da profª. dra. Filomena Elaine Paiva Assolini, mostrou uma interessante pesquisa para identificar as possibilidades de trabalho através da arte no processo de ensino aprendizagem na educação nos anos iniciais do ensino fundamental.
O objetivo do projeto é fazer da arte, principalmente neste momento novo da educação, uma ferramenta de auxílio no desenvolvimento e aprendizagem das crianças.
De acordo com os alunos, a pesquisa foi realizada com docentes da cidade de Capão Bonito e teve como objetivo geral identificar como as crianças usam a arte no cotidiano escolar e de que maneira o educador ou a família pode intervir para despertar ainda mais o interesse pela matéria e ao mesmo tempo concilia-la com a alfabetização.
Para isso, o projeto utilizou-se do método de pesquisa por meio de entrevistas online com docentes, devido a atual situação de isolamento social.
Através dessas pesquisas o grupo de alunos chegou a conclusão que as crianças
aprendem melhor enquanto brincam, sendo assim, sendo completamente viável levar à elas o projeto “Construir, brincar e aprender”, que envolve desde a construção de brinquedos reciclados educativos, até a finalização, onde os alunos poderão brincar com os jogos enquanto aprendem.
“Desde a antiguidade o homem utiliza a arte no cotidiano, como temos o
exemplo das pinturas rupestres, que se acredita, eram utilizadas para comunicação. Com o passar do tempo o ser humano continua utilizando a arte no dia-a-dia, seja em grandes exposições ou simplesmente para criar anúncios e propagandas de diversos produtos. Mas, e na vida escolar, como a arte ajuda no ensino-aprendizado dos alunos? Para tentar responder essa pergunta, o grupo iniciou pesquisas com docentes da cidade de Capão Bonito. Essas pesquisas foram realizadas online, e deixou evidente a importância da arte, no entanto também mostrou que nos dias atuais não basta pedir aos alunos que façam um desenho em um papel, é necessário despertar o interesse dos mesmos pelo assunto afim de que eles possam desenvolver o tema e ao mesmo tempo aprender. Quando o professor pede um tema em específico, a criatividade do aluno fica um pouco restrita aquilo que o professor pediu, dessa forma, faz-se necessária uma abordagem não concreta do tema, possibilitando que as crianças possam expor e desenvolver ao máximo a sua criatividade e inteligência”, alegou a aluno Carolina Helena Meira que elaborou o vídeo explicando detalhes do projeto.
Problema – O problema encontrado pelo grupo foi a falta de interesse dos alunos na aula de artes, que envolve somente desenho e pintura no papel, e como conciliar arte para ajudar na alfabetização.
Tendo em vista que o objetivo do projeto foi a mescla entre as atividades lúdicas da matéria de artes com o objetivo da alfabetização, o problema encontrado, era o de poder usar atividades artísticas a favor do ensino/aprendizagem da alfabetização e consequentemente a aquisição dos códigos linguísticos, dessa forma, essa aprendizagem pode dar-se de forma natural e mais divertida, sem os alunos precisarem usar métodos ultrapassados e chatos que focam apenas em decorar e repetir; nesse projeto as crianças aprendem brincando, o que é muito mais produtivo e eficaz.
Para o aluno Claudio Costa de Lima Junior, o projeto identificou as possibilidades de trabalho através da arte no processo de ensino-aprendizagem na educação nos anos iniciais do ensino fundamental, fazendo uso da mesma para auxiliar no desenvolvimento e aprendizagem das crianças; Realizar pesquisa com docentes de Capão Bonito.
“O grande objetivo foi identificar como as crianças usam a arte no cotidiano e como o presente trabalho pode auxiliar para conciliar a matéria de artes com o processo de alfabetização, tornando esses duas atividades mais divertidas, lúdicas, espontâneas e de mais fácil compreensão e absorção do conhecimento”, afirmou Claudio Junior.
Na execução, projeto pretende realizar parceria com escolas, ensinar os alunos das séries iniciais do ensino fundamental a construir jogos educativos reciclados, conscientizar as crianças sobre a importância da reciclagem para o meio em que vivem e para o mundo e através dos jogos educativos construídos por elas, promover melhora na alfabetização, além de resgatar o interesse na arte através da elaboração e construção dos jogos.
Feedback sobre o protótipo inicial – Com o projeto o grupo aprendeu e desenvolveu diversas habilidades que facilitarão e tornarão a vida como docentes muito mais fácil e prazeirosa.
Além disso, os alunos aprofundaram ainda mais nos conteúdos estudados
nas disciplinas de Arte e Música: Fundamentos e Práticas e Alfabetização e
Letramento I, oferecidos pela Universidade Estadual do Estado de São Paulo, o qual favoreceu o aprendizado.
“Também pudemos entender mais sobre a urgência e a necessidade de uma
conscientização sobre a reciclagem. Enfim, esse projeto trouxe inúmeros benefícios a cada integrante do grupo”, frisaram os alunos.