Departamento de Meio Ambiente informou que em breve haverá algumas Hortas Comunitárias também pela cidade
HORTA NAS ESCOLAS |O Departamento de Meio Ambiente em parceria com a Secretaria de Educação e Departamento de Agropecuária iniciou o Projeto de Hortas nas Escolas Municipais. As primeiras escolas a serem contempladas foram: Oscar Kurtz Camargo, Isolina Leonel Ferreira e Samuel Messias de Freitas.
Ter uma horta na escola oferece aos alunos o contato com a natureza, ao lidar com a terra, com as plantas, as frutas, as verduras e os legumes, e também os ensina o funcionamento do processo de plantio e colheita dos alimentos que consomem.
“As crianças de hoje devido a tecnologia se distanciaram da natureza e dos hábitos naturais, por isso cultivar uma horta na escola pode ajudá-las a se reconectar com a natureza e se interessar por ela, com isso, entendem a importância de preservar o meio ambiente e de adotar práticas sustentáveis para a manutenção dos recursos naturais, essenciais para nossa vida no planeta”, destaca o Diretor de Meio Ambiente Reinaldo Buiu
Os alimentos produzidos são utilizados no preparo das refeições na escola, o que gera economia nas compras e garante a qualidade do que está sendo consumido.
Horta na escola – Qual a importância para o aprendizado?
Trabalhar com a horta na escola também é um recurso pedagógico que estimula o desenvolvimento de diversas habilidades importantes para a formação dos alunos, pois é uma atividade em grupo em que todos os alunos constroem e cuidam juntos da horta, o que proporciona: Cooperação; Empatia; Responsabilidade; Cidadania; Resolução de problemas; Inclusão; Comunicação; Pensamento crítico; Argumentação; Paciência; Entre outros.
Além disso, ao mexer com a terra e as plantas, as crianças desenvolvem suas habilidades sensoriais e corporais. As funções cognitivas também são trabalhadas, como a percepção, a atenção e a memória.
O Departamento de Meio Ambiente também informou que em breve haverá algumas Hortas Comunitárias pela cidade, estamos fechando algumas parcerias e definindo quem ficará com responsabilidades de manutenção para então implantarmos.
A ACAMAR, cooperativa de coleta seletiva na cidade em breve também terá uma, através da inciativa e projeto do presidente da cooperativa Cristiano Ferreira.
“Fomos acionados e faremos uma horta no local que fornecerá alimentos para todos os cooperados, esses projetos são incentivos a sistemas produtivos sustentáveis de alimentos”, finalizou Reinaldo Buiu.