logo-1.svg

Programa de Desenvolvimento Local impacta positivamente mais de 7,1 mil pessoas em Capão Bonito

Parceria entre Sebrae-SP, Prefeitura Municipal e Associação Comercial realizou diversas ações empreendedoras no município em 2022 e projeta novas ações para 2023

FONTE: AGÊNCIA SEBRAE/SP

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO | Com o objetivo de fomentar o empreendedorismo local para o desenvolvimento da atividade econômica da cidade de forma sustentável, o Sebrae-SP, a Prefeitura Municipal e a Associação Comercial de Capão Bonito impactaram positivamente mais de 7,1 mil munícipes, entre crianças, jovens, adultos e idosos, com atividades de capacitação e educação empreendedora. Todo o projeto foi subsidiado pelo Sebrae-SP e parceiros, não gerando custo algum aos participantes da cidade.

O Programa de Desenvolvimento Local (PDL) já existe na cidade desde 2019 trazendo diversos benefícios à população. O objetivo do PDL é estimular o empreendedorismo na cidade por meio de ações envolvendo o setor público, setor produtivo e a sociedade civil. Valorizar as vocações do município – como o agronegócio, o setor Industrial e, principalmente o comércio e o serviço -, além de investir em cursos para mão de obra especializada e melhoria da gestão dos muitos empreendedores e empreendedoras capão-bonitenses.

Em 2022, o projeto envolveu uma série de ações voltadas para empresários, futuros empresários, agentes públicos, crianças e adolescentes durante todo o ano, sempre com foco na sobrevivência e competitividade das micro e pequenas empresas, aumento de PIB, geração de empregos e renda, acesso a crédito e menos burocracias.

Na área da educação empreendedora, o Sebrae-SP, a Prefeitura Municipal e a Associação Comercial ofereceram objetos de aprendizagem para mais de 2,9 mil alunos e alunas de oito escolas municipais por meio do programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP). Este programa tem o objetivo de estimular a criatividade e o pensamento crítico dos estudantes, os incentivando a sonhar e a ter vontade de realizar os seus sonhos, tudo isso por meio do incentivo ao comportamento empreendedor. Além disso, mais de 70 estudantes da ETEC participaram da Feira do Empreendedor 2022, do Desafio Empreendedor 2022 e da Oficina de Empreendedorismo.

Na área de fomento ao empreendedorismo, o PDL contemplou mais de 3,5 mil atendimentos realizados pelo Sebrae Aqui até o último mês de novembro, além de 901 concluintes das ações Empreenda Rápido (cursos técnicos e de gestão) e 183 formalizações de novos negócios durante o período de janeiro a novembro de 2022. Quando falamos na figura do Microempreendedor Individual (MEI), por exemplo, Capão Bonito registra um aumento de 31,7% nos MEIs ativos de 2020 a 2022, passando de 2.448 para 3.490 MEIs em atividade na cidade, de acordo com dados do portal do Simples Nacional.

Quando o assunto é competitividade dos pequenos negócios, Sebrae-SP, Prefeitura e Associação Comercial capacitaram mais de 240 pequenas empresas. Foram programas específicos para mulheres empreendedoras, capacitações segmentadas nas áreas de alimentação, beleza, turismo e apicultura; projetos focados em inovação, redução de custos e aumento de faturamento, além de missões empresariais para grandes feiras e eventos como Hortitec, Agrishow, Feira do Empreendedor 2022, Mega Artesanal e Beauty Fair.

Por fim, o PDL em Capão Bonito fomentou também políticas públicas empreendedoras que impactam positivamente, de forma direta ou indireta, 100% da população, tais como as ações de desburocratização implementadas; a inauguração da Casa do Empreendedor e da Casa do Agricultor; melhorias do Código de Obras; capacitação para captação de novos recursos; consultoria para cooperativa de reciclagem ACAMAR; consultoria para melhor organização da Cooperativa de Agricultores Familiares COADS; entre outras ações.

Microempreendedora Individual em Capão Bonito, Selma Olimpio é proprietária do brechó infantil Mini Chic e foi uma das diversas pessoas beneficiadas pelo PDL na cidade. “Comecei em um pequeno espaço, não sabia nada no começo e logo em seguida conheci o Sebrae. Participei do projeto Mulheres Empreendedoras e foi muito bom para mim, abriu minha mente. Aprendi muita coisa, super recomendo. Depois, ganhei o projeto da fachada da minha loja, pois a frente da minha loja estava horrível. Hoje eu vejo e me questiono sobre como pude ter deixado chegar naquele estágio. Agora agradeço muito ao Sebrae. Ficou maravilhosa, o projeto ficou lindo. Sou muito grata ao Sebrae-SP por ter concedido esta oportunidade de ter mudado a minha fachada”, comemora.

A parceria entre a Prefeitura de Capão e o Sebrae-SP tem possibilitado que nossa cidade tenha o status também, com muito orgulho, de “Amiga do Empreendedor”, inclusive ganhando prêmio como ‘Gestão Inovadora’ neste ano. Esta parceria também vem ao encontro a uma missão institucional, ao aumentar o impacto das ações econômicas realizadas no pós-pandemia, disseminando a marca de novas empresas e levando muito mais benefícios para os pequenos negócios”, comenta o prefeito de Capão Bonito, Júlio Fernando Galvão Dias.

Outro que comenta a parceria com o Sebrae-SP é o presidente da Associação Comercial de Capão Bonito, Ary Russo. “Fica aqui meu reconhecimento pelas inúmeras ações realizadas em 2022. Tenho certeza que esta parceria irá se fortalecer ainda mais no ano de 2023 e muitas outras ações e eventos construiremos juntos”, pontua.

Gestor de projetos do Sebrae-SP em Capão Bonito, Eduardo Galvão destaca que, mais uma vez, o Sebrae-SP e seus parceiros no PDL fugiram do ostracismo, já que priorizaram a criatividade, transformaram a mesmice em variedades e obtiveram um desempenho digno de medalhistas de uma maratona repleta de obstáculos. “O nosso sentimento é de vitória, não somente por concluir o que foi planejado, mas pelo motivo que nos faz seguir em frente cada vez mais e mais longe: transformar a realidade individual e coletiva e o ambiente onde pessoas desejam prosperar”.

Para o gerente regional do Sebrae-SP no Sudoeste Paulista, Luis Guilherme Guerra Sanches, o ambiente favorável em Capão Bonito por meio de parcerias engajadas é o ponto chave de sucesso para que as pessoas tenham melhores condições de prosperar. “O desenvolvimento do município de Capão Bonito é norteado por uma parceria muito forte entre Prefeitura Municipal, Associação Comercial e Sebrae-SP. Esse é um programa construído em várias mãos e, devido a este empenho de todos parceiros, os resultados são tão expressivos e se transformam em benefícios para todos os munícipes”.

O PDL segue em 2023 – Para este ano, Sebrae-SP, Prefeitura Municipal e Associação Comercial projetam alcançar ainda mais munícipes com novos projetos e melhorias dos que já estão em atividade. Para saber mais sobre as ações do Sebrae-SP no município de Capão Bonito, basta entrar em contato com o Sebrae Aqui de Capão Bonito por meio do telefone (15) 3542-4053 ou presencialmente se informando com os agentes de atendimento Roberto e Conceição na Avenida Governador Lucas Nogueira Garcez, 134, dentro da Casa do Empreendedor.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp