INCLUSÃO DIGITAL – No mundo contemporâneo, um dos fatores vitais para o desenvolvimento econômico, social e cultural tem sido o aproveitamento das oportunidades oferecidas pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Hoje, a sociedade compartilha a crença de que o crescimento econômico e social depende, em larga medida, da amplitude e efetividade dos processos de adaptação, mudança e inovação tecnológicas, bem como da capacidade de gerar e difundir informação e conhecimento, criar emprego e renda, fomentar a equidade social e cultural e promover o bem-estar dos cidadãos.
Há, porém, uma grande lacuna no Brasil entre aqueles que já desfrutam, de diversas formas, dos benefícios decorrentes do acesso às TICs e um segundo grupo, largamente majoritário, que não tem tido a mesma facilidade de acesso a esses recursos e às inumeráveis oportunidades que eles proporcionam nos campos da informação, do conhecimento, da educação formal e não-formal e da qualificação profissional, entre outros.
Em Capão Bonito, esse segundo grupo, de acordo com informações levantadas em pesquisas apontam que esse grupo chega a quase 40% da população.
Para justamente preencher esta lacuna no momento em que a cidade comemora seus 160 anos, a prefeitura de Capão Bonito fez o lançamento oficial na tarde de quarta-feira, 05/04, na escola estadual “João Baptista do Amaral Vasconcellos” do Programa Cidade Digital.
O programa possibilitará a distribuição de internet gratuita a cidade através de seis pontos estratégicos – Jardim Alvorada, Nova Capão Bonito, Av. Santos Dumont, Jardim Boa Esperança, Distrito do Turvo dos Almeidas e Praça Rui Barbosa.
A captação do sinal será feita por meio de antena modelo radio tip-link que poderá ser adquirida pelo próprio cidadão e instalada na residência. Hoje o valor deste equipamento varia de R$ 80 a R$ 120.
Os critérios – Segundo o assessor de governo, jornalista Francisco Lino Santana que apresentou o programa, para ter acesso a internet gratuita o cidadão deverá fazer um login com seu CPF e criar uma senha. “Esse pré-cadastro terá validade de 60 dias, prazo que o munícipe terá para ser incluído no sistema gerenciado do Wi-fi Gratuito”, explicou Francisco Lino.
Segundo os técnicos, a área de abrangência do sinal será de até 3 quilômetros do ponto até a residência com antena de captação e até 200 metros do ponto para smartphone. “O sinal disponibilizado poderá ser conectado através de antena via rádio. A Vila Aparecida, maior bairro da cidade, será atendida pelo ponto instalado estrategicamente na av. Santos Dumont”, destacaram os técnicos que também estiveram presentes na apresentação do programa.
Para segurança interna, a prefeitura estará bloqueando o acesso a dowloads de filmes, músicas, sites com conteúdo não recomendado.
“Antes de adquirir qualquer equipamento também alertamos para a importância em se fazer uma consulta através de um técnico de informática para verificar a disponibilidade do sinal na região e também a qualidade. A prefeitura não indicará onde comprar, quem deverá instalar (recomenda-se um técnico em informática e também não se responsabiliza por equipamentos não homologados pela ANATEL”, salientou Francisco Lino.
Grande passo para informatização de setores como Saúde e Educação – O prefeito Marco Citadini, o vice-prefeito Célio de Melo, o presidente da Câmara – Antonio Roberto de Siqueira e os vereadores Carlos Chaves, Marcio Souto de Proença, Mario Silva, o administrador da Vila Aparecida – Josiel Vieira Baitaca, além de secretários prestigiaram o lançamento e destacaram nos discursos a importância da chegada do sinal de internet gratuito.
“O projeto se iniciou no governo do ex-prefeito Julio Fernando e o atual prefeito Marco Citadini prontamente atendeu nossa indicação na Câmara no começo da atual gestão. É uma importante ação para facilitar a comunicação, busca de conhecimento e inclusão digital”, afirmou o vereador Marcio Souto de Proença.
Já o prefeito Marco Citadini, qualificou o Programa Cidade Digital como o primeiro passo para a informatização de setores importantes como Saúde, Assistência Social e Educação.
“O nosso Programa Cidade Digital está alinhado com as orientações da Telebrás e do Ministério das Comunicações (MC), responsáveis pela implantação do Plano Nacional de Banda Larga (BNPL). Com a internet gratuita queremos aumentar a eficiência administrativa implantando serviços públicos eletrônicos, especialmente na área de Saúde, Educação e Social”, afirmou o prefeito, que destacou também que o programa será aperfeiçoado ano a ano com recursos que serão captados junto ao governo federal, estadual e apoio de deputados parceiros da cidade.