Durante o trajeto foi retirado do leito e margens do rio 2 toneladas de lixo
DESCIDA ECOLÓGICA – Nos dias 18 e 19 de setembro aconteceu em Capão Bonito a 1ª Descida Ecológica pelo Rio Paranapanema organizada pele Comissão de Meio Ambiente da Câmara e o grupo Olho d’Água do Paranapanema e a ONG Inter rios.
A proposta do passeio foi a conscientização da população a respeito da importância de preservar a nascente e os primeiros 80 km do rio Paranapanema.
Participaram diversos barcos e cidadãos preocupados com a limpeza do rio e como primeiro evento ficou determinado que se percorreria o trecho da ponte das Formigas até a ponte da rodovia Francisco da Silva Pontes (SP 127).
Durante o trajeto foi retirado do leito e margens do rio 2 toneladas de lixo que compreendia em sua grande maioria sacos de plástico, lonas pretas garrafas pet, bujão de gás, pneus, cadeiras plásticas, e até sofá velho.
Ao percorrer o trecho também foi marcado com GPS os locais com problemas de assoreamento, falta de mata ciliar e agressões como redes de pesca, Covos, óleo de motor de irrigação escorrendo pelo barranco e construção em local de preservação permanente.
“Todo este trabalho servirá para montar um histórico e referência da qualidade e preservação uma vez que a proposta é repetir anualmente este passeio”, destacou a Comissão de Meio Ambiente da Câmara.
Acompanha o projeto, a distribuição de cartilhas de conscientização que serão entregues nos bairros ribeirinhos e dentro da matéria de Meio Ambiente, hoje obrigatória nas escolas, será passada a informação da importância de preservação dos rios e matas.
Também faz parte do projeto o repovoamento de peixes como tabarana, dourado, piavas etc.
“Se a população quiser podemos transformar este rio como um polo para o turismo de pesca sustentável gerando uma grande quantidade de emprego e renda”, afirmaram os participantes.
“Capão Bonito tem a responsabilidade de preservar esse tesouro já que o Paranapanema nasce aqui em nosso território e devemos dar exemplo a todos os outros municípios lindeiros ao rio ou que participam de sua bacia hidrográfica. A água hoje é considerado um bem finito e devemos ter consciência de não desperdiçar e preservar as fontes. Para se ter uma idéia, existem países que a população tem que viver com 5 litros de água por dia por pessoa. Esse volume dá para tudo; banho, cozinha, lavar roupa etc. Somos abençoados neste quesito, mas se não cuidarmos poderemos entrar em colapso. A demanda de água para os grandes centros é cada vez maior e com isso esta se buscando mananciais cada vez mais longe. Hoje grande parte da água da cidade de São Paulo que é servida às residências vem de captação de rios de Minas Gerais”, destacou o vereador Célio de Melo (vice presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara.
Recomendações – As pessoas também podem ajudar a cuidar das águas não jogando óleo de cozinha ou gordura no ralo da pia, não deixando água correndo quando se barbeia, use bacia para pré lavar os utensílios de cozinha, o banho não precisa demorar 30 minutos, procure usar produtos biodegradáveis para os sabonetes, detergentes e sabão para lavar roupa.
Tudo que colocamos no esgoto acaba indo para as estações de tratamento ou direto para o rio.
Quanto mais complicado for para limpar o esgoto mais caro fica e com certeza reflete na conta no final do mês.
O evento foi desenvolvido em conjunto com a prefeitura, Câmara de Vereadores, Comissão de Meio Ambiente, entidades não governamentais e os cidadãos voluntários e anônimos que se doaram e assumiram compromissos de ajudar a preservar esse bem.
AGRADECIMENTOS
A prefeitura na pessoa do prefeito dr Julio Fernando
Comissão do Meio Ambiente da Câmara
A empresa SP VIAS que forneceu os sacos de lixo
Ao SUPER G supermercados que forneceu o lanche
A hidroponia Calderaro que emprestou seus funcionários e barcos
Ao sr orlando Montenegro que emprestou o GPS.
A equipe que participou do event – sr Paulo Moraes (Paulinho Pires), ao vereador Célio de Melo (cantor), ao sr Adalto (Cachoeira das Conchas), Sr. Zezinho do bairro Baguaçu, Sr. Paulo Paiva, Sr. Carlos Paiva (Paivinha da vidraçaria Avenida), Sr. Manolo (Oficina Manolo), Sr. Pedrinho, Sr. Perci (Defesa Civil) , Sr. Cézar Calderaro, Fernando Calderaro, André Calderaro, ao Adriano ao Cristian, Sr. Nivaldo (Mercado São Judas), Sr. Eurides Bonim e aos motoristas Sr. Luiz Scuoteguazza, Sr. Bricio Siqueira, e Sr. José Lourenço e a todos que de uma forma ou de outra contribuíram para a realização do evento.