Segundo etapa do projeto quer estimular ainda mais a conscientização e a recuperação dos espaços públicos de Capão Bonito
CIDADE LIMPA – A Campanha Cidade Limpa, uma iniciativa da prefeitura de Capão Bonito, terá a segunda etapa intensificada entre este ano e 2012.
Para isso, uma série de ações estão sendo programadas pela Secretaria Municipal de Planejamento com apoio de outras secretarias e departamentos.
Uma delas foi a instalação de lixeiras padronizadas pelo município. Foram fabricadas mais de 150 lixeiras, que estão sendo afixadas nos principais corredores de trânsito, área central e espaços públicos.
A administração municipal pede apoio da prefeitura no sentido de ajudar na preservação das lixeiras e denunciem casos de vandalismo.
“Era difícil cobrar da população para jogar o lixo no lixo quando não havia lixeiras suficientes disponíveis. A partir de agora a meta é disponibilizar o máximo possível em todos os pontos da cidade”, alegou o prefeito Julio Fernando Galvão Dias, que vem acompanhando pessoalmente os trabalhos de limpeza, jardinamento e recuperação dês espaços públicos.
Cidade Limpa – O projeto Cidade Limpa é uma campanha não pontual, mas sim perene, que começou em 2010 e que tem procurado passar a mensagem que o cidadão tem um papel fundamental em cuidar da cidade onde mora.
Além de investir na conscientização, a campanha também aperta o cerco através de leis e multas para quem suja a cidade.
“A busca da conscientização é importante, mas também a criação de leis ajudará muito. A prefeitura também aumentou a fiscalização para inibir irregularidades?, destacou o secretário de Planejamento Mário Milani.
Educação – O setor de Educação é considerado um dos grandes aliados na campanha. Atendendo sugestão do secretário dr. José Dimas Cordeiro de Miranda, a campanha também tem procurado realizar um trabalho especial junto às escolas.
“Temos que colocar um ponto final neste costume de transferir responsabilidades. É importante realizar esse trabalho de conscientização junto aos estudantes porque eles são polos de transmissão de informações”, destacou o secretário.
O projeto também tem a participação de estudantes do ProJovem e outros programas sociais.
A campanha procura atingir os seguintes objetivos:
* Conscientizar toda a população sobre a importância da limpeza pública em termos de higiene e saúde.
* Conscientizar cada indivíduo de que ele sendo parte integrante da comunidade, é também responsável por manter limpa sua cidade.
* Criar em todos os seguimentos da população uma motivação tal, que gere movimentos e manifestações espontâneas por parte da própria comunidade.
* Mostrar a importância do trabalho realizado por aqueles que são os responsáveis pela limpeza da cidade.
* Estimular a adoção de hábitos e atitudes socioculturais, que contribuem para a limpeza pública.
* Estimular os habitantes de Capão Bonito a sentirem orgulho comunitário pela limpeza de sua cidade.
* Conscientizar a população de que “pôr o lixo em seu lugar”, é benefício para a cidade como um todo e, consequentemente, para seus habitantes.
* Estimular a vontade da população de tornar Capão Bonito exemplo de cidade limpa e bem cuidada.
* Transformar Capão Bonito um exemplo regional e nacional de cidade limpa.
* Criar uma conscientização de que cidade limpa é sinônimo de progresso, com mais desenvolvimento, com mais civilização.