A Prefeitura Municipal de Capão Bonito, por meio da Secretaria de Agropecuária, Obras e Meio Ambiente, e em parceria com o Governo de São Paulo, iniciou nesta terça-feira, dia 23, a recuperação do lago do Parque das Águas. As obras são realizadas pela equipe de funcionários da Secretaria, com máquina dragline cedida pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), a pedido do prefeito Marco Citadini.
De acordo com o secretário Reinaldo Daniel Junior (Buiu), nos primeiros procedimentos está sendo feito o desassoreamento, ou seja, a remoção de areia, lodo e outros sedimentos do lago, e a retirada de plantas leucenas, que são exóticas, e que serão substituídas por espécies nativas da região, frutíferas e floridas.
“Todo o material que foi se depositando no local, há muitos anos, devido às chuvas e à falta de escoamento das ruas, também está sendo retirado para efetivar a limpeza do lago. A previsão para a término deste serviço é de dois a três meses”, afirmou.
Após o desassoreamento, será realizada a recuperação do talude, terreno lateral em torno do lago, que corria risco de rompimento e foi acionado pela Defesa Civil do município, sendo o motivo da intervenção no Parque das Águas, no início deste ano.
Para obterem autorização para realizar as obras, o prefeito Marco Citadini e o secretário Reinaldo Buiu, trataram diretamente com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), conseguindo as licenças e autorizações do órgão. Atualmente, o Parque é ambientalmente legalizado para os serviços no talude.
“Foi um trabalho complexo para iniciarmos estas obras e agora vamos corrigir e solucionar um problema de décadas e que apresentava perigos à região do Parque das Águas. Por meio do alerta da Defesa Civil, fizemos os procedimentos necessários para evitar um desastre no local. Após as obras, vamos garantir a segurança aos moradores e frequentadores do Parque, com o lago normalizado”, destacou o prefeito Marco Citadini.
Após as obras de recuperação do lago, a Prefeitura realizará nova arborização, cercamento e revitalização do local. Em audiência em Brasília, o presidente da Câmara Adinan Martins, vereadores Márcio It’s e Nino Nunes, e o secretário de Relações Institucionais Francisco Lino, estiveram reunidos no Ministério do Turismo, junto ao secretário executivo Marcelo Moreira e o assessor do deputado federal Herculano Passos, Lucas, solicitando prioridade na liberação de R$ 200 mil para as obras de revitalização do Parque.