CAMP tem equipe multidisciplinar constituída por uma psicóloga, uma fonoaudióloga e um médico pediatra/clínico
SAÚDE E EDUCAÇÃO – O CAMP – Centro de Atendimento Multifuncional Pedagógico – começou a funcionar em Capão Bonito nesta semana, depois da inauguração que aconteceu na manhã do último sábado, 12/02.
O centro recebeu o nome do ilustre professor capão-bonitense Zósimo Castanho de Almeida, que por muitos anos se dedicou ao magistério na cidade.
Familiares do homenageado estiveram na inauguração e receberam uma placa da administração municipal.
Criado nos termos da Lei Municipal nº. 3.404, de 30 de junho de 2010, o CAMP tem o objetivo de promover a acessibilidade, buscando inclusão, aprendizagem e a superação das barreiras pessoais que impedem o desenvolvimento e bem estar de cada aluno.
Para a Secretaria de Educação de Capão Bonito, alunos com dificuldades de aprendizagem não constituem um grupo homogêneo, entretanto, algumas delas são descritas com maior frequência pela maioria dos autores, entre elas a dislexia, disortografia, discalculia, hiperatividade, falhas de atenção, alterações na motricidade e fatores emocionais.
O público alvo do projeto, que envolve diretamente duas secretarias – Educação e Saúde – as pastas com os maiores orçamentos da cidade, são alunos das escolas municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental.
Estiveram presentes na inauguração o prefeito Julio Fernando, o vice Marco Citadini, os vereadores Abner Silveira, Alcides Sonvesso, Braz Lucchi, os secretários dr. José Dimas Cordeiro de Miranda (Educação) e Fabrício Olivati (Saúde), além de outros integrantes do governo municipal, professores e convidados.
Primeiro a discursar, o vereador Abner Silveira, destacou os investimentos tanto na Educação como Saúde de Capão Bonito.
“Capão Bonito virou realmente um grande canteiro de obras. Tem sido muito positivo ver tanta coisa boa acontecer. O setor educacional tem uma importância enorme para o futuro de uma cidade. São nos bancos das escolas que se forja o homem e a mulher de amanhã. A inauguração de um centro como este é um importante passo para auxiliares famílias a enfrentarem os problemas de aprendizagem”, destacou Abner Silveira.
“Deixo elogios às secretarias de Educação e Saúde e ao prefeito Julio Fernando e ao vice Marco Citadini pelo empenho em inaugurar o CAMP, que era uma reivindicação de muitas mães. Tenho certeza que será um marco para a cidade e uma referência regional”, acrescentou o vereador Alcides Sonvesso.
Outro vereador que elogiou o a inauguração do CAMP, foi Braz Lucchi. “Elogiamos e fazemos críticas construtivas no Legislativo quando é preciso para melhorar as ações do nosso município. Tenho orgulho de ser vereador de Capão Bonito, pois vejo que as parcerias e o comprometimento de todos em torno de uma cidade melhor já produz iniciativas importantes como o CAMP”, disse o vereador.
O secretário de Saúde, Fabrício Olivati, afirmou que o CAMP possibilitará uma melhor distribuição dos atendimentos na rede pública de saúde.
Conforme o secretário de Educação, dr. José Dimas Cordeiro de Miranda, o Centro de Atendimento Multifuncional Pedagógico atenderá os alunos matriculados na rede municipal, para desempenhar atividades com profissionais especializados e com esta sistemática, possam ter melhores condições de aprendizagem.
“O tratamento não é transitório, ou seja, enquanto o aluno tiver dificuldade será atendido.
Para ser atendida em qualquer uma das áreas, a escola deverá agendar a triagem que é o primeiro momento de entrevista com o aluno, pelo telefone e a recepção do CAMP agendará a data e o horário. Antes os casos encaminhados não tinham uma solução e orientadores eram meros encaminhadores de ‘problemas’. Agora teremos um atendimento especializado e de alto nível que procurará solucionar as dificuldades apresentadas”, explicou o secretário.
O prefeito Julio Fernando e o vice Marco Citadini destacaram em seus discursos o acolhimento especial que o CAMP possibilitará e a justa homenagem ao professor Zósimo Castanho de Almeida.
“Países cresceram e se recuperaram de guerras devastadoras investindo em educação. Ao criar um espaço para atender estudantes e ajudá-los a superar dificuldades, o poder público de Capão Bonito garante a inclusão educacional a todos e democratiza e a educação”, afirmou Marco Citadini.
“O diferencial neste projeto é o acolhimento, que tem nível particular. Desde 2009 estamos investindo muito nestes dois setores essenciais – Saúde e Educação. Muito já foi feito e acreditamos que avançaremos ainda mais. O objetivo sempre é levar um atendimento de excelência para quem mais precisa do poder público. Capão Bonito já começa a ser a cidade que queremos. Fico feliz também por poder homenagear um professor que contribuiu muito com a nossa cidade, dando o seu nome ao nosso CAMP”, concluiu o prefeito Julio Fernando.
Depois dos discursos aconteceu uma apresentação especial do Grupo de Taikô da Associação Cultural de Capão Bonito.
O CAMP fica localizado na rua 24 de Fevereiro, nº. 609, e deve funcionar nos períodos matutino (7h30 às 11h30) e vespertino (13 às 17 horas), que acontecerá de segunda a quinta-feira, e na sexta-feira os profissionais poderão ficar à disposição dos gestores, professores, para orientações e palestras.
A equipe multidisciplinar é constituída por uma psicóloga, uma fonoaudióloga e um médico pediatra/clínico.
Núcleo de Educação Tecnológica – No segundo andar do CAMP, a Secretaria Municipal de Educação montou um moderno Núcleo de Educação Tecnológica, onde deverão ser ministrados cursos de aperfeiçoamento e inclusão digital.
“É um laboratório preparado especificamente para esses cursos e que será muito importante nos novos projetos educacionais, pois hoje a informatização tem ajudado muito no processo educacional”, acrescentou o secretário dr. José Dimas Cordeiro de Miranda