Prefeitura e UFSCar assinam acordo de cooperação institucional

PROGRAMA FUTURO CIENTISTA – Foi assinado no dia 30 de março, pelo prefeito de Capão Bonito, Julio Fernando, o termo de cooperação institucional entre o município e o Campus Lagoa dos Sinos de Buri da UFSCar no Programa Futuro Cientista® (PFC).

O termo de cooperação possibilita a implantação do Núcleo de Desenvolvimento Científico nas escolas municipais de Ensino Fundamental de Capão Bonito.

Participaram da assinatura o coordenador geral de Programa Futuro Cientista e representante do Departamento de Física, Química e Matemática (DFQM) do Campus Sorocaba da UFSCar – prof. dr. Fábio de Lima Leite, o prof. dr. Rafael Henrique Longareci, Caroline Pavan Brandini – UFSCAR de Sorocaba, além do vice-prefeito Marco Citadini e da diretora de Divisão da Secretaria de Educação – profª. Ana Luiza Marques Souto de Oliveira.

Segundo o coordenador Fábio Leite, o Programa Futuro Cientista funciona a partir da criação destes núcleos, que já estão distribuídos em várias escolas da região. “Cada núcleo é formado por várias ‘células inteligentes’, organizados na forma de um Clube de Ciências. O objetivo é descobrir futuros cientistas entre crianças e adolescentes do ensino público, garimpando aqueles com talento e interesse em se tornarem, mais adiante, investigadores na área, além de promover a criatividade e a curiosidade científica entre os estudantes, propondo que eles participem ativamente do próprio aprendizado, mediante a experimentação, a pesquisa em grupo, o estímulo à dúvida e o desenvolvimento do raciocínio, entre outros procedimentos”, explicou Leite.

O acordo com Capão Bonito, cuja duração é de um ano, prevê o desenvolvimento de atividades como eventos científicos, workshops, simpósios, feiras de ciências, gincanas, reuniões científicas, palestras e excursões.

Desde o inicio de suas atividades, em 2010, o Programa já arrecadou R$ 515 mil reais em bolsas, financiamentos, parcerias e apoios de instituições privadas e públicas.

“O Programa Futuro Cientista é uma alternativa sustentável que, direta ou indiretamente, colabora para o desenvolvimento educacional, incrementando as atividades extracurriculares à escola, além da melhoria da qualidade de vida e de condições de empregabilidade, através do investimento na formação dos participantes. É muito importante Capão Bonito ser beneficiada por esse termo de cooperação”, destacou o vice-prefeito Marco Citadini.

Conforme ainda a UFCAR, entre as missões do Programa está resgatar a responsabilidade social como expressão de uma postura ética, comprometida com a cidadania e com os direitos da criança e do adolescente, assumindo, portanto, uma posição de corresponsabilidade. “O Programa constrói um ‘plano de vida’ para os jovens participantes, fornecendo novas perspectivas e dando suporte necessário para que este estudante chegue a Universidade.

Ao final de cada ano é realizado o Encontro Regional de Futuro Cientistas, evento que reúne todos os Núcleos de Desenvolvimento Científico das escolas da região para a apresentação dos trabalhos elaborados ao longo do ano. Na ocasião, é feita a entrega do Certificado de Honra ao Mérito para os melhores trabalhos e prêmios especiais para as escolas.

Para o prefeito Julio Fernando, o projeto trará aos jovens estudantes o desenvolvimento de valores fundamentais para a formação de um profissional, como criatividade, liderança, disposição para a sua própria capacitação permanente, intelectualidade, perseverança e responsabilidade social e ambiental.

“O fato de o Programa desenvolver esses valores nas crianças já se reveste de extrema valia e importância, contribuindo na formação integral de cada aluno, seja profissional, pessoal ou social”, enfatiza Julio Fernando, que possui boas expectativas quanto a parceria firmada entre o município e a UFSCar.

“Certamente trará bons resultados, pois se trata de uma das mais respeitadas universidades do País”, concluíram prefeito e vice.