MORTE SENDO INVESTIGADA – A menina Lorrane Victória de Pontes, de 7 anos, morreu depois de torcer o joelho na escola e passar três vezes por atendimento médico na Santa Casa de Capão Bonito.
Conforme informações de familiares, a menina se machucou na escola onde estuda e a mãe foi comunicada para buscá-la. Ela foi levada à Santa Casa, onde fez um exame de raio-X, sendo medicada e enviada de volta para casa.
De acordo ainda com a família, Lorrane estava com dores na perna, vomitando e com febre, e os médicos disseram que poderia ser uma virose.
Lorrane Pontes chegou a ser levada mais duas vezes ao hospital e na terceira, no último domingo, 31/10, teve um agravamento do quadro clínico.
Exame de raio-X no estômago realizada por uma médica percebeu que o fígado dela estava inchado. Na sequência, a profissional solicitou que ela fosse transferida para Sorocaba para novos exames, e a menina morreu a caminho do hospital.
Santa Casa – A Santa Casa de Capão Bonito confirmou que Lorrane foi atendida pela instituição nos dias 29, 30 e 31 de outubro, mas negou que houve omissão no atendimento.
Segundo o hospital, “no terceiro atendimento, constatou-se tratar-se de caso potencialmente grave em decorrência dos sinais e sintomas apresentados e, prontamente, foi solicitada vaga de transferência via CROSS, que foi concedida para o Hospital Regional de Sorocaba”.
A Santa Casa informou que a paciente foi acompanhada durante o transporte por médica especialista e morreu durante a remoção.
A instituição também disse que decidiu encaminhar o corpo ao Instituto Médico Legal (IML) de Itapetininga para esclarecer a causa da morte e que, no momento, “é precipitado qualquer especulação e conclusão”.
O hospital também lamentou a morte de Lorrane, disse que se solidariza com familiares e amigos e que uma sindicância médica vai apurar todos os detalhes dos atendimentos.
Prefeitura Municipal – A prefeitura de Capão Bonito também lamentou a morte da criança nas redes sociais e disse que está assistindo e apoiando a família.
Afirmou ainda que continua aguardando o resultado do laudo pericial, elaborado para apurar a causa do óbito, para tomar as medidas necessárias.
A Prefeitura Municipal lamentou o uso político da morte da menina em redes sociais de forma tendenciosa, especulativa e sem responsabilidade meramente para proferir ataques à Santa Casa, Sistema Público de Saúde e Prefeitura.