Prefeitura de Capão Bonito instala novo sistema de segurança em escolas municipais

A Prefeitura Municipal de Capão Bonito, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, instalou um novo sistema de segurança em 23 unidades escolares municipais da zona urbana. Foram colocadas cercas com arame de concertina, que é uma barreira de segurança laminada, de forma espiralada com lâminas pontiagudas, cortantes e penetrantes.

De acordo com a Secretaria, as instalações foram realizadas entre os dias 11 de setembro e 03 de dezembro de 2017 e o investimento foi de R$ 72 mil. “A ação foi realizada para aumentar a segurança patrimonial junto às unidades escolares, principalmente em período noturno, fins de semana e feriados, tendo em vista os constantes atos de vandalismo nesses períodos. É importante ressaltar que a cerca de concertina, além de oferecer segurança ao patrimônio, requer baixa manutenção, tornando-se economicamente viável para o poder público”, explicou o responsável técnico pelo setor de manutenção escolar, Robson Adriano do Nascimento.

Segundo a Vigilância Municipal, a instalação das cercas vem alcançando o objetivo proposto, sendo que neste ano, nenhuma ocorrência foi registrada nas unidades escolares que receberam a concertina. “Ano passado foram registrados oito boletins de ocorrência nas escolas, principalmente por casos de vandalismo. Desde que as concertinas foram instaladas esse número zerou. A instalação foi importante, porque inibiu os atos de criminalidade e, com a maior segurança nos locais, os vigias puderam ser transferidos para outros setores, intensificando a segurança do patrimônio público”, declarou o supervisor de Vigilância, Franklin Ray da Silva.