A prefeitura de Capão Bonito, através da Secretaria Municipal de Saúde, concluiu nesta semana a contratação de 9 médicos.
São cinco clínicos gerais para atuar no Programa Saúde da Família das vilas Aparecida e São Paulo, três psiquiatras para trabalhar no CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) e do Programa Ciranda e um pediatra para atender casos de alto risco na Casa da Gestante.
Novos profissionais ainda podem chegar nos próximos dias para atuar em setores de pediatria, queimaduras e alergia.
“Com a contratação desses profissionais, todas as equipes de PSFs estarão completas. Esperamos por uma melhora no atendimento, inclusive desafogando os plantões da Santa Casa”, destacou o secretário Fabrício Olivati.
Conforme a Secretaria de Saúde, as contratações aconteceram em um momento estratégico, pois com a chegada do inverno os casos envolvendo doenças respiratórias lotam os Postos de Saúde e Santa Casa.
Reestruturação – O prefeito Julio Fernando e o secretário destacaram a reestruturação do sistema público de saúde de Capão Bonito entre o início de 2009 e este ano.
“Quando assumimos havia um déficit enorme de profissionais. O Pronto Atendimento da vila Aparecida estava paralisado e havia dificuldades de encontrar médicos interessados em trabalhar na cidade devido a precariedade do sistema. Procuramos rever as ações e o primeiro passo foi a inauguração do Ambulatório de Especialidades Médicas em 2009. A melhora gradativa da estrutura, um investimento de mais de R$ 2 milhões em Saúde comparando com 2008, aliada a um leque de ações que possibilitaram, inclusive a conquista de um dos melhores índices de mortalidade infantil da região chamaram a atenção dos profissionais de saúde, que hoje vêem Capão Bonito como referência. Vamos continuar incentivando a vinda de mais médicos, pois o objetivo é reduzir o número de exames realizados fora da cidade”, destacaram prefeito e secretário.