Prefeito se reúne com representantes da Legionários na Defesa do Menor

PARCERIAS | O prefeito Júlio Fernando recebeu no Gabinete Municipal os representantes da Legionários na Defesa do Menor (Casa do Menor) – o presidente – Carlos Henrique Junqueira da Cunha Soares e o assessor de diretoria Rivael Pereira.

Durante reunião foi apresentada proposta de parceria para execução do Projeto Espaço Amigo.

Segundo o presidente da Legionário, Carlos Soares, o projeto é uma iniciativa fundamental da instituição, que oferece o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

O SCFV visa promover a inclusão social, fortalecer laços familiares e comunitários, além de desenvolver habilidades essenciais para a vida em grupo.

“Atendendo diariamente 100 crianças de 06 a 12 anos em contraturno escolar (50 no período matutino e 50 no vespertino), o Projeto Espaço Amigo é parte importante da Política de Assistência Social, abrangendo também adolescentes, adultos e idosos”, explicaram os representantes.

O SCFV é fundamental para promover um ambiente de acolhimento, respeito e aprendizado, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e solidária. É uma ferramenta eficaz para a promoção da cidadania e da autoestima dos participantes.

O projeto tem como objetivos:

• Promover a interação social e o fortalecimento das relações familiares e comunitárias;
  • Prevenção de Situações de Vulnerabilidade: Atuar de forma preventiva, evitando situações de risco social;
  • Desenvolvimento de Habilidades: Oferecer atividades que desenvolvam competências e habilidades sociais, culturais e de convivência;
  • Promoção da Inclusão Social: Facilitar o acesso a serviços, direitos e políticas públicas;

As atividades executadas são:

• Oficinas de música, esporte, dança e artes – Realizadas duas vezes por semana para cada grupo;
  • Atividades culturais e de lazer – Apresentações, visitas e passeios culturais, Viagem anual, participação em eventos municipais;
  • Grupos de convivência e troca de experiências – Cada grupo possui até 17 crianças, separados dentro das faixa-etárias: Grupo 1 (6 a 7 anos); Grupo 2 (8 a 9 anos) e Grupo 3 (9 a 12 anos), onde são realizadas rodas de conversa sobre temas transversais, essenciais para que o SCFV alcance seus objetivos de fortalecimento de vínculos e promoção de uma convivência saudável e sustentável;
  • Palestras e capacitações sobre temas de interesse da comunidade – Realizadas bimestralmente para as famílias das crianças inseridas.

“Vamos analisar com carinho a possibilidade dessa parceria e quero agradecer à Legionários pelo trabalho incrível que realiza em Capão Bonito”, destacou o prefeito Júlio Fernando.