Prefeito ministra palestra na Feira de Profissões da Escola Raul Venturelli

“Ser advogado é viver o Direito. Viver o Direito e para o Direito, sempre imbuído do espírito de Justiça, sem esquecer que a Justiça é feita pelos homens, seres falíveis” (Prefeito Julio Fernando)

PROFISSÕES – O prefeito Julio Fernando foi um dos convidados a ministrar palestra na 1ª Feira de Profissões realizada na semana passada na escola estadual Dr. Raul Venturelli para estudantes do 3º ano do Ensino Médio, que geralmente, enfrentam nesse período um grande dilema sobre a escolha da carreira profissional.

O projeto foi uma iniciativa do Grêmio Estudantil “Dulce Guimarães” com apoio de professores e da direção da escola.

Como advogado formado em Direito pela Faculdade Karnig Bazarian (FKB) de Itapetininga, o prefeito Julio Fernando falou sobre sua profissão e também de sua experiência como gestor público a frente da prefeitura da de Capão Bonito desde 2009.

“O Direito é a ciência que cuida da aplicação e do cumprimento das normas jurídicas de um país para organizar e manter um bom relacionamento interpessoal entre os grupos e indivíduos da sociedade. O curso de Direito é do tipo bacharelado e dura em média 5 anos. Para seguir profissões ligadas ao exercício do Direito, como advogado, promotor e juiz, é obrigatório obter um diploma de bacharel em Direito em curso reconhecido pelo MEC e realizar a prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O curso de direito é sempre muito procurado nos vestibulares. Um dos motivos é que essa formação permite alcançar bons salários e o mercado é amplo. O Brasil é o país que mais tem faculdades de Direito no mundo. Nos anos iniciais do curso de Direito são ministradas matérias com conteúdo essencialmente teórico, como Sociologia, Economia e Teoria do Estado. Nos anos seguintes, as matérias passam a ser mais específicas do curso, como Direito Civil, Direito Penal e Direito Comercial. O curso oferece ainda atividades e aulas práticas, nas quais o estudante exercita a oratória e a capacidade de argumentação, características essenciais para exercer a profissão.Em algumas instituições de ensino superior o curso é oferecido com o nome de Ciências Jurídicas e Sociais”, explicou o prefeito.

“Ser advogado é viver o Direito. Viver o Direito e para o Direito, sempre imbuído do espírito de Justiça, sem esquecer que a Justiça é feita pelos homens, seres falíveis. Ser advogado é trabalhar muito. Trabalho duro, a qualquer hora, mas muito honroso para quem o faz com dedicação e honestidade. Ser advogado é necessariamente ser estudioso. Estudo que é fundamental para o desempenho digno da profissão”, acrescentou o chefe do Executivo, que no final da palestra parabenizou a direção e professores da Raul Venturelli por promover ações que auxiliam nas escolhas da profissão.