SERVIÇOS COM FACILIDADE E AGILIDADE – O Posto de Atendimento ao Cidadão Poupatempo iniciou no dia 28/10, os atendimentos em Capão Bonito com mais de 80 serviços.
Além dos atendimentos presenciais, Capão Bonito é o único município da região que conta com os serviços digitais da Prefeitura no Portal Poupatempo, uma inovação tecnológica que facilitará a vida de moradores.
O início oficial dos atendimentos e Lançamento do Programa Cidadania em Movimento foi marcado por uma cerimônia realizada no Centro Educacional “Paulo Freire”, que contou com a presença do diretor-presidente do DETRAN do Estado de São Paulo – Ernesto Mascelani Neto, do diretor de Atendimento do Detran – Ilídio Machado, do gerente da Prodesp – Fabrício Vanzelli, do prefeito de São Miguel Arcando – Paulo Ricardo da Silva, do deputado estadual – Edson Giriboni, além de autoridades municipais como o prefeito Júlio Fernando, o vice e secretário de Saúde – Roberto Tamura e a secretária de Educação e primeira-dama – Ana Luiza Dias, além de vereadores de Capão Bonito e Itapetininga.
Em discurso, o prefeito Júlio Fernando agradeceu ao vice-governador do Estado de São Paulo – Rodrigo Garcia, por ter viabilizado está grande conquista para Capão Bonito e região.
Segundo o prefeito, a inauguração oficial ocorrerá no próximo mês, com a presença do vice-governador Rodrigo Garcia.
A unidade de Capão Bonito faz parte do plano de expansão, anunciado em agosto de 2020 pelo governo paulista, que prevê a incorporação dos serviços do Detran ao atendimento do Poupatempo. Com a integração, as Ciretrans foram transformadas em Poupatempo, permitindo que o cidadão seja atendido no mesmo local.
Segundo o prefeito Júlio Fernando, a implantação proporciona segurança e comodidade.
“O novo formato é por meio do sistema Balcão Único, com atendentes multitarefa, que inclui serviços municipais. O modelo já foi testado e aprovado pela população nas unidades inauguradas nesta gestão em Aguaí, Lençóis Paulista, Jales e Salto, escolhidas para o projeto piloto”, explicou o prefeito durante visita ao Poupatempo acompanhado do presidente do Detran Ernesto Mascelani Neto.
Conforme Ernesto Mascelani Neto, entre os serviços oferecidos, além do Detran.SP, estão o Instituto de Identificação (IIRGD) e taxas cobradas pelas prefeituras, facilitando ainda mais a vida do munícipe, que precisa se deslocar menos para cumprir com suas obrigações.
“O investimento do Estado na implantação dos novos postos é de aproximadamente R$ 3,7 milhões. Como os atendimentos serão realizados no mesmo local por diversos órgãos, o cidadão ganhará comodidade e autonomia, sem perder o padrão de qualidade, marca registrada do programa, que cada vez mais estará próximo da população”, ressaltou Ernesto Neto.
Cidadania em Movimento – quase 90 professores envolvidos
Já o Programa de Educação para o Trânsito que também começou oficialmente em Capão Bonito tem quase 90 professores envolvidos.
Alunos das escolas Oscar Kurtz Camargo, Faustino Cesarino Barreto, Profa. Maria da Conceição Lucas Mieldazis e Profa. Sumi M. Baldissera prestigiaram a cerimônia que marcou o início do programa.
O Cidadania em Movimento estimula a inclusão nos componentes curriculares de temáticas relacionadas à mobilidade urbana, educação para o trânsito e segurança viária está prevista tanto no Código Brasileiro de Trânsito quanto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
“O programa procura entender o papel dos meios de transporte na conexão entre lugares e como usá-los com responsabilidade e de forma sustentável, proporcionar uma reflexão na sociedade sobre sua responsabilidade em um trânsito mais seguro, reforçar a importância da adoção de hábitos e atitudes seguras e solidárias no trânsito: tudo isso é essencial para a formação de cidadãos conscientes, socialmente responsáveis e protagonistas”, informou a secretária de Educação – Ana Luiza Dias.
O Cidadania em Movimento é uma ação do DETRAN-SP, em parceria com a Fundação Grupo Volkswagen e a Associação Nova Escola e disponibilizará aos educadores locais conteúdos formativos e ferramentas para a construção desses saberes em sala de aula, por meio do planejamento e desenvolvimento de projetos interdisciplinares, abordando temáticas que permitem a atuação protagonista dos estudantes com o meio em que vivem.
Trilha Pedagógica: A trilha pedagógica “Cidadania em Movimento” é composta por três cursos online e gratuitos, complementares entre si e com carga horária de 6 horas cada um.
Ao percorrer a trilha dos cursos, será apresentado o passo a passo para o planejamento dos projetos e como torná-los interdisciplinares, identificando quais competências e habilidades de cada área de conhecimento podem ser relacionadas.
Os conteúdos são apresentados em forma de vídeo-aulas, e trazem orientações alinhadas às propostas da BNCC. Também são disponibilizados na plataforma materiais complementares e referências bibliográficas, proporcionando o aprofundamento dos assuntos tratados em cada um dos cursos.