Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

NOTÍCIAS

Portal Peabirú é inaugurado na rodovia SP-250

Novo espaço de gastronomia e cultura em Capão Bonito

EMPREENDIMENTO TURÍSTICO – Os peabiru (na língua tupi, “pe” – caminho; “abiru” – gramado amassado) são antigos caminhos utilizados pelos indígenas sul-americanos desde muito antes do descobrimento pelos europeus, ligando o litoral ao interior do continente. 

A designação Caminho do Peabiru foi empregada pela primeira vez pelo jesuíta Pedro Lozano em sua obra “História da Conquista do Paraguai, Rio da Prata e Tucumán”, no início do século XVIII. Outras fontes, no entanto, dizem que o termo já era utilizado em São Vicente logo após o descobrimento do Brasil pelos portugueses, em 1500.

O principal destes caminhos, denominado Caminho do Peabiru, constituía-se em uma via que ligava os Andes ao Oceano Atlântico. Mais precisamente, Cusco, no Peru (embora talvez se estendesse até o oceano Pacífico), ao litoral brasileiro na altura da Capitania de São Vicente (atual estado de São Paulo), estendendo-se por cerca de 3 000 quilômetros, atravessando os territórios dos atuais Peru, Bolívia, Paraguai e Brasil. 

Segundo os relatos históricos, o caminho passava pelas regiões das atuais cidades de Assunção, Foz do Iguaçu, Alto Piquiri, Ivaí, Tibagi, Botucatu, Sorocaba e São Paulo até chegar à região da atual cidade de São Vicente. Ainda havia outros ramos do caminho que terminavam nas regiões das atuais cidades de Cananéia e Florianópolis.

A partir de agora Capão Bonito também tem seu “Peabirú”. Na última segunda-feira, 06/06, aconteceu a inauguração do empreendimento turístico Portal Peabirú às margens da rodovia Sebastião Camargo Ferraz Penteado (SP-250) no bairro Pinhalzinho.

O empreendimento foi viabilizado pelas famílias Ramos e Guerra e foi projetado com muito carinho para garantir que turistas e visitantes se sintam acolhidos com a rusticidade do campo, boa gastronomia e também cultura.

Aliás cultura está em todos os detalhes do portal com mobiliário de época, utensílios históricos garimpados e um fogão a lenha muito especial que convida a todos para um bom café no bule com bolinho de frango ou pastel de milho.

Segundo Dalma Guerra, o local realmente foi pensado com muito amor para que todos os visitantes tenham uma imersão interiorana. “Estivemos atentos a todos os detalhes. Houve uma preocupação também com a questão da montagem de nossa equipe de recepção. Todos são do bairro Pinhalzinho. Posso dizer que é a realização de um sonho para nossa família e todos são bem-vindos”, afirmou Dalma ao lado do marido Antonio Guerra.

SUSTENTABILIDADE – Outro diferencial do Portal do Peabirú é a preocupação com a sustentabilidade. 

Segundo o permacultor Pedro Guerra, o espaço implantou sistemas de tratamento de efluentes com círculo de bananeiras para águas cinzas e biodigestor para águas negras.

“A questão da sustentabilidade está em cada detalhe do Portal. Foram reaproveitadas madeiras, postes e restos de construção. Posso dizer que é um monumento a sustentabilidade e quem visitar tenho certeza que vai curtir muito isto”, afirmou Guerra.

 O prefeito Júlio Fernando acompanhado do secretário de Governo – José Saito, da diretora de Turismo – Janaina Faia, do diretor de Cultura – profº Alexandre Mendes, do presidente da ACIAP – Ary Russo, do secretário – Jaderson Braga e do assessor de Relações Institucionais – Matheus Francatto, participou da inauguração.

“O turismo é um importante transformador de economias e sociedades ao promover inclusão social, geração de oportunidades, emprego e renda. Será fundamental neste pós fase crítica da pandemia para o nosso município, destacando que conseguimos inserir Capão Bonito no Mapa do Turismo Brasileiro. Parabéns às famílias Guerra e Ramos por acreditarem em nossa cidade e no Turismo!”, afirmou o prefeito.

Por Wagner D´Antonio 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp