CULTURA – Depois de circular por parques da capital Paulista, Belo Horizonte, Ouro Preto, Rio de Janeiro e diversas cidades do interior de São Paulo, o espetáculo que tem o patrocínio da Cutrale, através da lei Rouanet, fará uma apresentação em Capão Bonito neste domingo, dia 16 de junho, às 17 horas, na Praça Rui Barbosa.
Ganhador do Prêmio FEMSA/SP, como Melhor Produção, o espetáculo foi indicado em 10 categorias do mesmo prêmio.
O espetáculo é da Cia Barracão Cultural, criada e dirigida por Eloisa Elena, atriz e produtora mineira radicada em São Paulo e pelo músico dr. Morris.
A Barracão é um núcleo de artistas que tem como proposta realizar trabalhos que priorizam a pesquisa de temas e de linguagem, que sejam acessíveis e que se comuniquem com públicos diversos. Ao longo destes anos, trabalhando com muitos parceiros, foi responsável pela realização de espetáculos teatrais, como Facas nas Galinhas, A Mulher que Ri, Cacoete, Um Destino para Julieta e Romeu, Caixa Mágica e Convite para Jantar, lançou os CDs 5, de Dr Morris e Urbanda e produziu projetos musicais como Um Sopro de Brasil, em parceria com Myriam Taubkin.
O Tribunal de Salomão fala de mula sem cabeça, padre, encruzilhada, diabo, salames e traições, mas para discutir com a plateia sobre quais “(…) os limites de uma verdade? Quantas versões admitem-se para um mesmo fato? Como não ultrapassar a linha da realidade e cair no reino da fantasia? Por que os valores ficaram tão elásticos no mundo de hoje? São questões relacionadas à conduta ética do ser humano”, nas palavras do crítico Dib Carneiro Neto.
Sinopse
A peça conta a história de um grupo de atores que, prestes a apresentar a peça O Tribunal de Salomão, é surpreendido por três pessoas que acreditam que ali é um tribunal verdadeiro e pedem ajuda para que sua causa seja julgada. Eles disputam a posse de uma garrafa e cada um apresenta sua versão dos fatos, na tentativa de decidir quem seria o verdadeiro dono da garrafa. Permeando a narrativa, um pai austero, uma filha lasciva e um pseudopadre fazem muitas confusões só para obter o objeto onde estaria preso o tesouro: um diabo, pego na encruzilhada, na noite de lua cheia.
Ficha Técnica
Dramaturgia: Paulo Rogério Lopes Direção: Cuca Bolaffi Elenco: Eloisa Elena – Mulher /// Claudio Queiroz – Pai /// Thiago Andreuccetti – Homem /// Fábio Ferretti – Salomão /// Alexandre Maldonado – Justiça. Canções, Produção e Direção Musical: Dr. Morris Concepção de Cenário e Figurino: Marco Lima Iluminação: Marisa Bentivegna Visagismo: Marina Reis Fotos: João Caldas Programação Visual: Teresa Maita Oficina e Arranjos de Percussão: Dani Zulu Preparação Vocal: Juçara Marçal Coordenação Técnica: Maurício Mateus Produção Executiva: Geondes Antonio Administração: Marina Porto Idealização e Realização: Barracão Cultural
Patrocínio: Ministério da Cultura (lei Rouanet) e Cutrale
SERVIÇO
Dia: 16 de junho de 2013 – Capão Bonito
Praça Rui Barbosa – Centro.
Sábado, 17 horas
Recomendação livre Duração 50 minutos
Espetáculo Gratuito
Informações
www.barracaocultural.com.br