CONSELHO DA MULHER | Na tarde do Dia Internacional da Mulher, aconteceu na Secretaria de Desenvolvimento Social, a eleição e posse da nova Mesa Diretora do Conselho Municipal de Direitos da Mulher.
O Conselho Municipal da Mulher foi instituído como órgão deliberativo e fiscalizador através a Lei Municipal nº 4.928 de 01 de outubro de 2021.
O Conselho Municipal da Mulher tem como finalidade promover a discussão e indicar à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, a qual está vinculado, diretrizes para o planejamento e a implantação de programas e ações de políticas públicas voltadas à mulher e suas necessidades, a fim de garantir a igualdade de oportunidades e assegurar à população feminina a promoção da cidadania plena e a eliminação de todas as formas de discriminação.
O Conselho Municipal da Mulher é composto por dez titulares e suas respectivas suplentes, com mandato de dois anos, sendo cinco mulheres representando a sociedade civil e cinco mulheres representando o poder público.
Foram eleitas para formar a mesa diretora do CMDM – a presidente Samara Campos, a vice-presidente – Rafaela Guimarães e Michele Martins para secretaria. Todas com formação em Serviço Social.
Após a reunião ordinária, as conselheiras foram convidadas para um café da tarde especial oferecido pela SMDM para homenagear também, as colaboradoras pelo Dia Internacional da Mulher.
O prefeito Júlio Fernando, a primeira-dama e secretária de Educação Ana Luisa, o vice-prefeito e secretário de Saúde – Dr. Roberto Tamura, a Vereadora Lú da Ong, além do secretário da pasta Romano Oliveira e a Assistente Social Priscila Morais Mello técnica da equipe gestora da SMDS prestigiaram o evento.
Em homenagem, houve apresentação do casal Edith e João Carlos com voz e violão, acompanhados por vídeo produzido por Diego Matos – secretário de Conselhos da SMDM.
“A criação do CMDM, articulada pela Gestão do prefeito Júlio Fernando é sem dúvida, uma das maiores conquistas para afirmar e ampliar os espaços de discussão e fomento de políticas públicas para mulheres em nossa sociedade”, destacou Romano Oliveira, colocando-se à disposição para a parceria nas questões que envolvem a mulher e o social.
“Que o CMDM venha somar esforços junto à DDM, Defensoria pública e demais órgãos de proteção, para a efetiva atenção à Mulher em casos de violência”, disse o vice- prefeito Roberto Tamura.
Em seu pronunciamento, o prefeito Júlio Fernando exaltou a importância do trabalho do Conselho, destacando em especial as conselheiras, “mulheres engajadas na luta pela ampliação da voz e do espaço das mulheres em Capão Bonito”.
“As transformações sociais ao longo do tempo demonstram que o papel da Mulher é exercido com determinação quando ela (a mulher) se vê como protagonista de sua história, buscando alcançar patamares de independência universal, tendo consciência de seus direitos e deveres, enquanto esposa, mãe, profissional”, destacou também a primeira-dama Ana Luisa.
A presidente do CMDM agradeceu ao colegiado o voto de confiança e diz que os trabalhos serão constantes e os esforços somados e aliados às representatividades do governo e sociedade civil no Conselho. “Trataremos as questões relativas ao tri pé das políticas públicas para mulheres, à saúde, segurança e empreendedorismo, buscando ações efetivas junto a rede de atendimento à mulher em Capão Bonito”, ressaltou Samara Campos.
Ao final o secretário de Desenvolvimento Social convidou a assistente social e presidente do CMAS – Eliana Oliveira para elevar a oração universal para o encerramento do evento.
A SMDS busca o acesso ao direito às políticas públicas e a assertividade nas ações constantes de execução e de avaliação em todos os segmentos.