Capão Bonito lança o Selo Sabores e Saberes que vai valorizar ainda mais a tradição e identidade cultural e gastronômica do município
Por Wagner D´Antonio
VALORIZAÇÃO DA CULTURA ALIMENTAR | A noite da última sexta-feira, 22 de agosto, entrou para a história de Capão Bonito com um evento marcado por emoção, reconhecimento e valorização das tradições locais.
Realizado no saguão da Biblioteca Municipal “Mário Gemignani”, o encontro foi promovido pelas Divisões Municipais de Turismo e Cultura, Fundo Social de Solidariedade e Casa do Empreendedor, celebrando a Cultura Alimentar de Capão Bonito.
Um dos grandes momentos da noite foi o lançamento oficial do prato “Paçoca de Carne com Melancia”, que agora passa a ser reconhecido como patrimônio gastronômico do município através do Projeto de Lei nº 078/2025 do prefeito Júlio Fernando aprovado pela Câmara dos Vereadores.
A iguaria, que remete às raízes da culinária capão-bonitense, simboliza a memória afetiva e a riqueza cultural da comunidade.
Outro destaque foi a apresentação do projeto Capão Bonito de Origem – Selo Sabores e Saberes, iniciativa que nasce com o objetivo de valorizar ainda mais a tradição, a identidade cultural e a autenticidade da gastronomia local.
Durante a cerimônia, foram prestadas homenagens especiais ao culinarista Nelson Alcover, à Fábrica de Farinha Capão Bonito – Família Franco/Blóes, ao Portal Turístico Peabiru – Roteiro Gastronômico de SP, ao Roteiro do Milho – Cristina Tedesco e Mateus, além das Receitas Históricas de Heytor Barsalini e Isamara Gouveia, que contribuem para manter viva a memória e a diversidade da cozinha regional.
O evento contou com a presença do prefeito Júlio Fernando, da primeira-dama Ana Luiza, do vice-prefeito Roberto Tamura e sua esposa Silvana Tamura, dos secretários de Educação Lucas Barros e Relações Institucionais – Romano Oliveira, da diretora de Turismo profª. Janaina Faia, do diretor de Indústria e Comércio João Carvalho, do vereador Neto Tallarico e representando o deputado Edson Giriboni – o assessor parlamentar – Tiago Lacerda Carvalho.
Em seu discurso, o prefeito destacou que os investimentos em turismo e a valorização da cultura têm garantido conquistas importantes, como o título de Município de Interesse Turístico (MIT).
“Quero parabenizar a diretora Janaina Faia, os diretores de Cultura Alexandre Mendes e Indústria e Comércio João Carvalho e a primeira-dama Ana Luiza, que através do Fundo Social vêm coordenando ações pontuais e estratégicas para que nossa gastronomia e nossa cultura sejam cada vez mais reconhecidas”, afirmou.
A primeira-dama Ana Luiza e a diretora Janaina Faia ressaltaram que o selo é uma forma de eternizar a culinária gameleira e a tradição passada de geração em geração.
“Quem nunca experimentou uma paçoca com melancia? Detalhe: a paçoca tem como tradição ser feita com a melhor farinha da nossa terra, a Farinha de Milho Capão Bonito, que há quase 70 anos atende nossa população e preserva nossa identidade”, destacaram.
A noite foi finalizado com um delicioso Welcome Coffee oferecido pelo Fundo Social com produtos típicos do município.
Com o lançamento do Selo Sabores e Saberes, Capão Bonito dá mais um passo importante na preservação de sua memória cultural e na valorização do turismo gastronômico, fortalecendo sua identidade e projetando suas tradições para além das fronteiras municipais.