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LEEI em Capão Bonito: aprofundando saberes e práticas no Trabalho Pedagógico na Educação Infantil

Formação de professores no município fortalece o ensino da leitura e escrita e valoriza o protagonismo da Educação Infantil

Por Wagner D´Antonio

EDUCAÇÃO INFANTIL | Em 2024, Capão Bonito recebeu com grande entusiasmo a formação promovida pelo Ministério da Educação (MEC) por meio do Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI).

O objetivo é capacitar professores que atuam com crianças de 4 e 5 anos, aprimorando seus conhecimentos teóricos e práticos no ensino de leitura e escrita.

A formação, que integra o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, é realizada em parceria com 34 universidades públicas do país, com a meta de atingir 295 mil docentes.

A secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Schweickardt, enfatizou a importância da educação infantil como base para o desenvolvimento educacional: “Desde o início da gestão, entendemos que a educação infantil seria parte fundamental de toda a perspectiva sistêmica da educação básica”. No mesmo sentido, o diretor da Diretoria de Formação Docente e Valorização dos Profissionais da Educação, Lourival José Martins Filho, destacou que o LEEI coloca em evidência a formação docente e a prática pedagógica, fortalecendo a parceria entre as redes de ensino e as universidades.

Em Capão Bonito, o processo de formação ocorreu de forma bem-sucedida no Centro Educacional Paulo Freire.

Projeto Mercadinho – A professora Neide Soares, da Escola Balangá – Vila Aparecida, participante do curso, compartilhou a importância das ações de formação continuada.

Segundo ela, “É no município que a política se implementa, e esse diálogo com as universidades e o MEC tem sido fundamental. A Educação Infantil pode ser um espaço privilegiado para viver as rodas de leitura, contação de histórias, e a escrita espontânea.”

A Escola Balangá, seguindo as orientações do LEEI, desenvolveu o “Projeto Mercadinho” como parte do Plano de Ação Pedagógica.

O projeto utilizou atividades lúdicas para trabalhar conceitos de matemática, leitura e escrita. Neide Soares explicou que o projeto teve como objetivo envolver alunos em diferentes estágios de desenvolvimento, permitindo que tanto os mais avançados quanto os em processo de aprendizagem pudessem explorar a escrita e leitura de cédulas, além de desenvolver raciocínio lógico e habilidades matemáticas.

Durante o projeto, os alunos utilizaram cédulas de brinquedo, calculadoras e máquinas registradoras para simular transações comerciais, ampliando suas habilidades em situações do cotidiano. “Foi gratificante ver como as experiências proporcionaram um contexto significativo para o aprendizado, tornando o processo educativo mais concreto e aplicável à vida real”, destacou a professora.

A avaliação da Secretaria Municipal de Educação de Capão Bonito sobre o impacto do LEEI é extremamente positiva, reconhecendo o avanço significativo nas práticas pedagógicas nas escolas do município.

O programa tem demonstrado, além de seu impacto na formação de professores, sua importância na melhoria contínua da qualidade da educação infantil.

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