Fonte: Casa do Empreendedor Capão Bonito
PRIMEIRO EMPREGO | O programa Jovem Aprendiz Paulista é uma iniciativa inédita da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com a pasta de Projetos Estratégicos, que incentiva Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP) a contratarem estudantes, de 14 a 18 anos, matriculados no ensino fundamental ou médio da rede pública de ensino.
Por meio do programa é possível de forma amparada contratar um jovem talento, com custo reduzido e responsabilidade social, fomentando a inclusão e a economia local. O empresário só precisa se preocupar com a remuneração do jovem.
Micro e Pequeno Empresário:
Capacitação do aprendiz oferecida pelo Governo do Estado
Recolhimento de apenas 2% do FGTS
Apoio total no cadastro de vaga, processo seletivo e contrato de trabalho
Sem encargos com demissões
Estudantes e suas famílias/ responsáveis:
Carteira assinada e remuneração
Curso preparatório para mercado de trabalho
Avaliação e monitoramento junto aos pais e responsáveis
Geolocalização – Um dos objetivos do programa é encontrar jovens e empresas da mesma localidade.
Capacitação do Jovem Aprendiz Paulista
Nos primeiros 10 dias de contrato, o jovem aprendiz se dedica exclusivamente a conteúdos de capacitação teórica por meio de uma plataforma on-line moderna e intuitiva.
Após esse período, o jovem passa a frequentar o seu local de trabalho. A carga horária pode ser de 4 ou 6 horas diárias.
Uma vez por semana, o jovem aprendiz destina quatro horas de seu período no trabalho para conteúdos on-line em um dos cursos disponíveis:
- Arco Administrativo
- Comércio e Varejo
- Auxiliar de Logística
- Ocupações Administrativas
- Assistente Administrativo Rural
- Múltiplas Ocupações em Administrador de Banco de Dados
Maiores informações sobre o programa podem ser obtidos pelo site www.jovemaprendiz.sp.gov.br onde tanto o aluno quanto o empresário podem efetuar seus respectivos cadastros.