Jornada de Desenvolvimento da Mineração acontecerá na Fatec de Capão Bonito


Evento promovido pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística propõe imersão no setor e debate sobre desenvolvimento sustentável na mineração

Por Wagner D´Antonio

MINERAÇÃO | Na próxima quarta-feira (22/10), a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) realizará, na Fatec Capão Bonito, a Jornada de Desenvolvimento da Mineração, um evento que promete reunir autoridades, especialistas e representantes do setor para discutir o papel estratégico da mineração no desenvolvimento regional.

A proposta da jornada é promover uma imersão na mineração, atividade considerada fundamental para o desenvolvimento socioeconômico das regiões do Vale do Ribeira e Alto Paranapanema, destacando o potencial mineral e a importância da sustentabilidade na cadeia produtiva.

Além de fortalecer o diálogo entre governo, setor produtivo e sociedade civil, a ação também contribuirá para a elaboração do Plano Diretor Municipal (PDUI), com atenção especial ao Ordenamento Territorial da Mineração, um dos eixos centrais das políticas públicas ambientais e econômicas do Estado.

Por meio da Subsecretaria de Energia e Mineração, o Governo do Estado de São Paulo vem apresentando importantes iniciativas voltadas à elaboração do Plano Estadual de Mineração, ao zoneamento minerário e à certificação de empresas e produtos minerais, alinhadas a um modelo de desenvolvimento sustentável e responsável.

Recentemente, no dia 10 de outubro, durante encontro do setor mineral paulista na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), foi realizado o Workshop ESG Sindareia, promovido pela Comissão ESG do Sindicato da Indústria de Mineração de Areia do Estado de São Paulo (Sindareia). O evento reuniu representantes do poder público, empresários, acadêmicos e especialistas para debater os eixos ambiental, social e de governança (ESG) aplicados à mineração de agregados — como areia, pedra brita e cascalho — reforçando o compromisso do setor com transparência, inovação e sustentabilidade.

O encontro foi estruturado em três painéis temáticos, abordando os desafios e oportunidades da mineração de areia em São Paulo. A abertura ficou a cargo do presidente do Sindareia, Anselmo Luiz Martinez Romera, que ressaltou a importância do diálogo e da cooperação para o fortalecimento do setor.

“A mineração de areia em São Paulo é uma atividade essencial, e esse compromisso está no centro das ações da entidade. Que possamos seguir unidos, levando adiante a missão de comunicar, transformar e consolidar a mineração de areia como uma atividade ainda mais relevante e sustentável para o desenvolvimento de nosso Estado”, destacou Romera.

O primeiro painel, sobre a regulação da mineração paulista, foi moderado pelo geólogo Fernando Valverde, presidente executivo da Anepac (Associação Nacional das Entidades de Produtores de Agregados para Construção).

“São Paulo se destaca como líder na produção de agregados, principais produtos minerários do Estado, com 166 milhões de toneladas produzidas em 2024 — sendo 66 milhões de toneladas de brita e 97 milhões de toneladas de areia”, explicou Valverde.

Também participaram do debate Marcus Vinícius de Oliveira, gerente regional da Agência Nacional de Mineração (ANM), Ricardo Miguel Fernandes do Nascimento, diretor de Operações Viárias, e Lilia Sant’Agostino, diretora de Mineração da Semil.

Em sua fala, Lilia Sant’Agostino apresentou as principais iniciativas do governo paulista relacionadas ao Plano Estadual de Mineração e ao zoneamento minerário, reforçando a necessidade de equilibrar a exploração de recursos naturais com a preservação ambiental.

“Empreendimentos de produção de areia estão espalhados por todo o território paulista, em convivência com outras atividades e áreas urbanas, reforçando a importância do ordenamento territorial para implementar a mineração sustentável no Estado”, destacou a diretora.

Ela também anunciou a realização da Jornada de Desenvolvimento da Mineração – Vale do Ribeira, que ocorrerá em Capão Bonito, com a participação da subsecretária de Energia e Mineração, Marisa Maia.

“O evento propõe uma imersão na mineração, atividade importante para o desenvolvimento socioeconômico regional, considerando o potencial mineral das regiões do Vale do Ribeira e do Alto Paranapanema. O encontro também contribuirá para a elaboração do Plano Diretor Municipal (PDUI), com observação do Ordenamento Territorial da Mineração”, concluiu.

📅 Jornada de Desenvolvimento da Mineração
📍 Evento da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo
🗓️ Quarta-feira, 22 de outubro
🕘 Horário: 09h00 às 13h00
📍 Local: Fatec Capão Bonito — Rua Amantino de Oliveira Ramos, 60, Capão Bonito/SP

👉 Inscrições abertas pelo link: https://lnkd.in/dmhVPWx8

Mais notícias