RESGATE DA CIDADANIA – “Das trevas para luz”. O termo é bíblico, mas também reflete a nova fase de um dos bairros mais carentes de Capão Bonito – o Jardim Boa Esperança -, que teve na noite de terça-feira, 18/05, seu sistema de iluminação inaugurado.
Durante muito anos, o bairro, que completou recentemente 15 anos, não teve um ‘bico de luz’ nos seus acessos e a sensação de esquecimento principalmente à noite afastava visitantes e criava uma série de problemas para os moradores.
A ligação das luzes na avenida principal produziu um sentimento que comoveu a todos.
Crianças e jovens moradores caminhavam pela noite fria de terça-feira espantados com as luzes.
Mais que energia fluindo sobre fios, poste e lâmpadas, foi mais uma ação de resgate da cidadania, um projeto voltado à melhoria da qualidade de vida e em prol de quem mais precisa em Capão Bonito.
As ações do poder público transformaram o bairro Boa Esperança.
O bairro começou a mudar de forma substancial com a entrega das novas unidades construídas pela CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano) do Governo do Estado de São Paulo) em parceria da prefeitura. As casas foram entregues em dezembro de 2010, depois de um avanço de 70% nas obras num prazo de 2 anos (obra estava apenas 30% concluída no início de 2009).
Para acelerar a construção das moradias, o prefeito Júlio Fernando contratou uma empresa especializada em construção civil, que em pouco tempo realizou o sonho das primeiras 30 famílias em trocar a “madeira” pela “alvenaria”.
Cada moradia tem cinco cômodos (dois quartos, sala, cozinha e banheiro), aquecedor solar e quintal gramado para facilitar o escoamento das águas pluviais.
Além de oferecer uma moradia digna, a prefeitura de Capão Bonito também está levando qualidade de vida através do asfalto que deverá ser ampliado a partir da próxima semana.
A antiga avenida de acesso ao Jardim Boa Esperança, onde os moradores tinham de enfrentar a lama e a poeira também ganhou um novo aspecto.
A iluminação foi mais uma etapa do projeto, que tirou do breu do abandono dezenas de famílias.